Esta coluna foi produzida pela Redação do Diário Catarinense. O colunista Cacau Menezes está em férias e retorna a este espaço em agosto.

Continua depois da publicidade

Estado da Dança

Depois de anos de espera, finalmente Santa Catarina terá o 1º curso de graduação em Dança. Será na Universidade Regional de Blumenau (FURB). Trata-se de uma demanda antiga para o Estado que tem um dos maiores festivais de dança do país, uma cena de dança contemporânea reverenciada, estúdios e academias, além de abrigar a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil — apenas a título de comparação, os vizinhos gaúchos têm sete cursos superiores na área, e Santa Catarina, apesar da vocação, não tinha nenhum. A licenciatura irá formar profissionais que possam atuar na concepção, criação e execução de espetáculos, ou ainda na docência e pesquisa. O processo seletivo abre no dia 17 de julho.

A Furb sai na frente da Udesc, universidade pública do Estado que há mais de 10 anos tem projeto de criação de um curso superior na área. Além da graduação em dança, existem outras oito solicitações de novos cursos na Udesc aguardando orçamento. Agora, a Comissão de Criação e Implantação do Curso de Dança está realizando um trabalho junto à Associação Profissional de Dança de Santa Catarina para mapear o setor em todo o Estado e reforçar a necessidade de se criar a graduação numa universidade pública e gratuita.

Continua depois da publicidade

Por Carol Macário

Acompanhe as últimas publicações de coluna

Insira últimas notas da coluna