Pouco mais de um mês após a Copa do Mundo, dados revelam novidades na movimentação do setor turístico de Santa Catarina. Segundo pesquisa elaborada pelo site Decolar.com – maior agência de viagens da América Latina, com atuação em 21 países -, o Estado foi um dos destinos mais procurados por turistas de Honduras.

Continua depois da publicidade

Segundo o levantamento, turistas do país da América Central elegeram Florianópolis como um dos 10 destinos mais procurados no mundo para viajar. A capital catarinense esteve em quinto lugar, atrás do Rio de Janeiro, Miami (EUA), Curitiba e Belo Horizonte. Também esteve à frente até mesmo da Cidade do México, destino muito mais próximo dos hondurenhos que, neste ano, escolheram o Brasil no lugar dos pontos tradicionais, como Las Vegas (EUA), Madri (Espanha), Panamá e Peru, comuns até o ano passado.

O Estado se beneficiou principalmente do turismo de países que tiveram seleções que jogaram no Paraná e Rio Grande do Sul durante a Copa do Mundo no Brasil. De acordo com o presidente da Santa Catarina Turismo S/A (Santur), Waldir Walendowsky, isso poderia explicar o fluxo de turistas hondurenhos em terras catarinenses. A seleção do país estava no Grupo E da Copa, e jogou em Curitiba e Porto Alegre.

– Não tivemos dados mais concretos sobre a movimentação de turistas em Florianópolis porque a Polícia Federal só registra a cidade de entrada no país, não as que o viajante visita. Mas em abordagens feitas por funcionários da Santur no aeroporto e em pontos turísticas, percebemos um aumento significativo de visitantes estrangeiros – afirmou Waldir.

A Decolar reuniu as operações dedicadas a Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Honduras, México e Uruguai para analisar como a Copa do Mundo impulsionou o Brasil entre os destinos preferidos pelos viajantes. Cada equipe comparou os índices de viagens internacionais realizadas enquanto seu país permanecia na disputa, comparando com o movimento registrado no mesmo período de 2013.

Continua depois da publicidade