Santa Catarina irá elaborar um plano de contingência a fim de frear a explosão de casos da Covid-19 que vem atingindo o Estado nos últimos dias. A decisão foi tomada durante uma reunião conjunta com entidades catarinenses realizada nesta terça-feira (18). No momento, no entanto, restrições a economia estão descartadas.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O objetivo do encontro foi tratar de ações relacionadas à pandemia, principalmente por conta do aumento na transmissão do vírus, causada pela variante Ômicron. Por conta disso, as entidades vão desenvolver um plano de contingência, que deve ser aplicado nas próximas semanas.
A projeção é de que o Estado tenha um novo aumento nos casos ativos nos próximos dias. Por isso, a proposta surgiria como uma estratégia para frear o contágio. O plano de contingência deve seguir as regras sanitárias e sem o fechamento de setores da economia.
O encontro contou com a participação do Conselho de Secretárias Municipais de Saúde de Santa Catarina (COSEMS/SC), Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Secretaria de Estado da Saúde, Ministério da Saúde, Defesa Civil e Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).
Continua depois da publicidade
SC tem novo recorde em casos ativos da Covid-19
O anúncio da medida ocorre no dia em que Santa Catarina registrou um novo recorde de casos ativos da Covid-19. De acordo com o Painel do Coronavírus, nesta terça-feira, 48.538 pessoas ainda estão em tratamento da doença – maior número desde o início da pandemia – em 284 municípios.
Em relação a segunda-feira (17), houve um acréscimo de 5.325 ativos. Florianópolis é a cidade com o maior número, com 10.272, seguida de Joinville, com 3.690, e Chapecó, com 2.481.
Leia também:
Média de casos de Covid em Blumenau chega a 1 mil pela 1ª vez em contraste às UTIs vazias
SC se torna o 3º estado com maior proporção de vacinados contra Covid-19 no Brasil
81% dos brasileiros apoiam ‘passaporte da vacina’ para local fechado, diz Datafolha