Santa Catarina estabilizou, pela primeira vez na temporada de verão 2022/23, o número de praias próprias para banho. Dos 237 pontos analisados no litoral, 68% estão acessíveis a banhistas — mesmo dado da última análise na semana anterior. O relatório foi divulgado nesta sexta-feira (24) pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado (IMA-SC).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Conforme o órgão, na comparação com a última semana, o litoral catarinense teve 10 pontos que passaram da condição própria para imprópria e nove que estavam inapropriados e estão, agora, adequados para receber banhistas.
As praias de Balneário Camboriú e Barra Velha apresentam quase todos os pontos inadequados. Florianópolis tem apenas um ponto próprio a menos do que os apontados no último relatório, quando 62 análises se mostravam adequadas para banho — número que agora é 61.
Carnaval em SC tem maioria das praias próprias para banho; veja onde curtir
Continua depois da publicidade
Melhora na balneabilidade
Os dois últimos relatórios, que apresentam estabilidade no número de praias próprias, mostram as melhores condições de Santa Catarina desde o início da temporada. Em fevereiro, o Estado chegou a atingir 70% de pontos próprios e teve uma leve queda no mesmo mês, chegando a 68% — porcentagem atual.
No início da alta temporada, o litoral catarinense teve grandes dificuldades em manter a maioria dos pontos adequado para banhistas. A situação chegou a registrar menos de 50% das praias próprias, em 23 de dezembro.
Florianópolis, na mesma data, manteve panorama semelhante, quando chegou a bater 44,83% de balneabilidade no auge do verão, com Jurerê Internacional, Canasvieiras e Ingleses entre as praias não recomendadas para banhistas.
Além da Capital, o levantamento é feito em outros seis municípios litorâneos em mais de 100 praias do Sul ao Norte do Estado. As outras cidades analisadas são Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.
Continua depois da publicidade
O que muda com a nova análise de balneabilidade das praias de SC
Veja o mapa de pontos de próprios e impróprios
Conheça paraísos desertos em Santa Catarina
Leia também
Novidade na análise de balneabilidade das praias de SC tem tudo para frustrar prefeitos
Presidente da Ucrânia diz ter convidado Lula para reunião em seu país
Renda domiciliar per capita de SC aumenta para R$ 2 mil, a 4ª maior do país