Santa Catarina está entre os seis estados mais visitados por Jair Bolsonaro (sem partido) em 2021, de acordo com a agenda oficial do presidente da república. Desde o início do mandato, em 2019, o presidente pisou em solo catarinense 11 vezes, considerando as viagens oficiais e extraoficiais.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Bolsonaro realizou mais de 60 viagens oficiais no Brasil em 2021, conforme levantamento do Metrópoles. O estado que mais recebeu o presidente desde o começo do ano foi São Paulo, com pelo menos 11 visitas. Em seguida, estão Rio de Janeiro, Goiás, Paraná, Bahia e Santa Catarina. Foram quatro viagens oficiais em SC neste ano e oito nos últimos três anos.

Nesta segunda-feira (27), Bolsonaro desembarcou em Santa Catarina pela 11ª vez. Sem agenda oficial, o presidente escolheu mais uma vez São Francisco do Sul, no Litoral Norte, como destino de férias. Em dezembro de 2020 e fevereiro de 2021, ele também se hospedou na cidade.

Relembre as 11 visitas de Bolsonaro a SC 

Maio de 2019

A primeira visita ao Estado como presidente foi em Camboriú para a abertura do Congresso dos Gideões. A agenda na época teve um caráter mais social do que político, em um aceno do presidente no início do mandato ao eleitorado evangélico. Nenhum anúncio a SC foi feito. 

Continua depois da publicidade

Outubro de 2019

A segunda visita ao Estado ocorreu para a formatura de policiais rodoviários federais. Na época Bolsonaro veio a Florianópolis acompanhado do então ministro Sérgio Moro. O presidente discursou na cerimônia e falou principalmente sobre segurança pública. Naquela visita, o presidente fez a inauguração de um estande de tiro na academia da PRF, no Norte da Ilha. 

Julho de 2020

À época, Bolsonaro esteve em Florianópolis após a passagem do ciclone-bomba que atingiu 185 cidades catarinenses e causou estragos severos em várias regiões. Saindo da Capital, Bolsonaro sobrevoou rapidamente as cidades de Tijucas e Governador Celso Ramos acompanhado de uma comitiva com políticos catarinenses e a então vice-governadora, Daniela Reinehr. Nenhum repasse a SC foi anunciado no dia. 

Novembro de 2020 

Novamente em uma formatura da PRF, Bolsonaro esteve em Florianópolis na academia da PRF. Ele chegou a fazer flexões em cima do palco, mas não anunciou valores ou fez entregas a SC. 

Dezembro de 2020 

Visita extraoficial. O presidente veio passar férias em São Francisco do Sul. Ele ficou entre os dias 19 e 23 daquele mês. Participou de encontros sociais, pescou e encontrou apoiadores na praia.  

Continua depois da publicidade

Fevereiro de 2021

No dia 4, ele entregou 225 carros para a assistência social dos municípios catarinenses. Os veículos foram adquiridos com emendas parlamentares. 

Fevereiro de 2021 

Visita extraoficial. Bolsonaro passou o Carnaval em SC, entre os dias 13 e 16. Ele veio novamente a São Francisco do Sul, no Forte Marechal Luz, onde já havia ficado em dezembro.  

Abril de 2021 

A convite do prefeito João Rodrigues, Bolsonaro foi a Chapecó no dia 7 daquele mês. Um evento foi montado para a presença do presidente. Mas nenhum repasse de recurso ou anúncio ocorreu por parte do governo federal. 

Junho de 2021 

Uma palestra e uma motociata fizeram parte da agenda do presidente no Oeste de SC na segunda vez consecutiva que ele veio à região. Nesta oportunidade, ele foi somente a Chapecó e Xanxerê. Em Chapecó ele visitou a Arena Condá, onde ocorre uma obra com R$ 15,6 milhões do governo federal. Os recursos vieram de emendas parlamentares. 

Continua depois da publicidade

Agosto de 2021

Pela primeira vez, Bolsonaro visitou Joinville, a maior cidade do Estado. Durante a visita, Bolsonaro não anunciou nenhum investimento para a região. O presidente também passou por Florianópolis, onde participou junto com apoiadores de uma motociata. 

Leia também

“Nunca votei nulo, mas votar em Lula ou Bolsonaro é injustificável”, diz Amoêdo

Governo Bolsonaro passa a exigir passaporte da vacina para entrada de viajantes no país

Quase metade dos brasileiros temem que o país vire comunista, diz Datafolha