Santa Catarina está entre os estados com mais financiadores já identificados pelas investigações dos atos criminosos e golpistas que aconteceram em Brasília, no último domingo (8). Os dados estão sendo levantados pelo setor de inteligência do Ministério da Justiça e são compartilhados com investigadores da Polícia Federal.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Segundo a lista repassada ao g1, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo lideram o número de pessoas e empresas que são consideradas financiadoras da ação golpista.
Entre os custos que teriam sido bancados por esses financiadores estão transporte, alimentação ou outros itens utilizados pelos grupos que invadiram e vandalizaram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto.
PF termina depoimentos, e 1.159 golpistas ficarão presos no complexo da Papuda
Continua depois da publicidade
Conforme apurado pela TV Globo, sete estados estão entre as unidades da federação com mais financiadores identificados até o momento. Empresários e colecionadores de armas estão entre os suspeitos de financiar os ataques.
Também há registros isolados de apoio financeiro vindos de outros três estados do país, totalizando 10 unidades federativas, segundo o anúncio do ministro da Justiça, Flávio Dino, na última segunda-feira (9).
Veja a lista dos estados com mais financiadores identificados:
- Paraná
- Mato Grosso do Sul
- São Paulo
- Santa Catarina
- Minas Gerais
- Mato Grosso
- Goiás
Leia também
Lula diz que atos golpistas foram promovidos por “pessoas alopradas”
Moraes fala em organização criminosa e omissão ao justificar prisão de ex-ministro de Bolsonaro
Acompanhamento de presos em Brasília pode virar dor de cabeça para Jorginho