Santa Catarina espera receber até o final de julho 1 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19. A informação foi trazida pelo secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, em entrevista ao Bom Dia Santa Catarina na manhã desta terça-feira (13). 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A expectativa é que com a chegada dos imunizantes seja possível cumprir o calendário que prevê a vacinação com primeira dose dos maiores de 18 anos até o fim de agosto.

A aceleração no calendário de imunização por faixas etárias foi anunciada no começo do mês. Na avaliação de André Motta Ribeiro, 5 milhões de catarinense devem ser imunizados.

– Se nós considerarmos que a nossa população elegível [para vacinação] neste momento é em torno de 5,6 milhões de pessoas, o calendário proposto por nós é de vacinar todos os adultos acima de 18 anos com primeira dose pelo menos será cumprido dentro do mês de agosto – afirmou o secretário.

Continua depois da publicidade

Segundo o balanço de vacinação divulgado pelo próprio Estado na segunda-feira (13), mais de 3 milhões já receberam a primeira dose em SC. O total de pessoas que já completou o esquema vacinal — com duas doses ou com a dose única da Janssen — é de 1.009.168, o que corresponde a 13% da população total.

Veja o calendário de vacinação contra Covid em SC

Mais de 40 anos – até 8 de julho de 2021

35 a 39 anos – 9 a 22 de julho de 2021

30 a 34 anos – 23 de julho a 5 de agosto de 2021

25 a 29 anos – 6 a 19 de agosto de 2021

18 a 24 anos – 20 a 31 de agosto de 2021

> Vacinação de adolescentes contra Covid em SC? Estado aguarda posição do Ministério da Saúde

Ribeiro comentou também a vacinação de adolescentes. O tema ainda precisa ser aprovado pelo Ministério da Saúde. Uma reunião no dia 28 de julho deve definir como será feita a aplicação de doses.

Acompanhe o avanço da vacinação no Monitor da Vacina

No ar desde 20 de janeiro, o Monitor da Vacina, do NSC Total, reúne detalhes em mapas e gráficos sobre o avanço da imunização em Santa Catarina e o estágio da vacinação pelo mundo.

Continua depois da publicidade

> Reuniões do Coes podem encaminhar mudanças no combate à pandemia em SC

A página reúne estimativas sobre o avanço da campanha em cada município, cruzamento de dados que mostram a taxa de aplicação das vacinas recebidas em cada região e detalhes sobre a população de cada grupo prioritário atendida pela campanha.

O Monitor da Vacina é atualizado três vezes por semana ou conforme novos dados são divulgados pelo Ministério da Saúde e Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC. A página pode ser acessada neste link.

Como está a pandemia em SC hoje? 

Leia também

EUA lançam alerta sobre síndrome autoimune em vacina da Janssen contra Covid-19

Efeitos colaterais da Pfizer; veja os sintomas mais relatados

Infecção pela variante Delta do coronavírus é investigada em Joinville

Educação, vacinas e máscaras: como será Santa Catarina após a pandemia?