O Governo de Santa Catarina aguarda a chegada de mais doses das vacinas contra a Covid-19 para vacinar 100% dos profissionais de saúde e iniciar a segunda fase de imunização contra a doença, que inclui população idosa (acima de 60 anos) e os portadores de comorbidades.

Continua depois da publicidade

> Vacina tríplice viral reduz em 54% risco de sintomas de Covid-19, diz estudo da UFSC

Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde do Estado, Eduardo Macário, a meta do governo é vacinar a totalidade dos trabalhadores da saúde com as primeiras doses de vacina.

— Neste momento, é importante que as Secretarias Municipais de Saúde busquem vacinar 100% dos trabalhadores de saúde que atuam diretamente no enfrentamento a Covid-19, em todos os níveis de atenção, e considerando os critérios de priorização definidos nas deliberações 02 e 03 da CIB (Comissão Intergestores Bipartite) — declarou Eduardo Macário.

> Pane mecânica no Arcanjo 2 atrasa entrega de vacinas AstraZeneca em Chapecó

Continua depois da publicidade

Os novos setores da saúde incluídos na fase inicial são os que atuam no atendimento pré-hospitalar móvel, como Corpo de Bombeiros e Samu, no atendimento clínico de pacientes com suspeita da doença e os que trabalham na coleta e no diagnóstico laboratorial da Covid.

Segundo o governo, a inclusão dos novos grupos ocorreu a partir de entendimento conjunto entre os gestores municipais e o corpo técnico da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Inicialmente, a prioridade era para os trabalhadores que atuam nas atuam nas UTIs e emergências de tratamento de Covid-19.

> Insumos para 8,6 milhões de doses da Coronavac chegam ao Brasil no dia 3, diz governo Doria

Na sequência, entre os grupos prioritários da saúde, estão trabalhadores das Instituições de Longa Permanência de Idosos e de Residências Inclusivas (Serviço de Acolhimento Institucional em Residência Inclusiva para jovens e adultos com deficiência); e equipes que estiverem diretamente envolvidas na vacinação.

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

Conforme o governo, Santa Catarina conta com 166,4 mil profissionais nessa área. Com as primeiras 144 mil doses da vacina da CoronaVac, que chegaram ao Estado na semana passada, será atendido aproximadamente um terço dos profissionais da categoria (54,3 mil), informou ainda o governo catarinense.

Continua depois da publicidade

No domingo (24), o Estado recebeu as primeiras doses da vacina da Oxford-AstraZeneca – foram 47 mil doses, e, na segunda (25), uma nova remessa com 21,6 mil doses da CoronaVac chegou a Santa Catarina.