As primeiras férias de inverno sem restrições devido à pandemia de Covid-19 animam as regiões turísticas de Santa Catarina, que esperam aumento de até 30% no movimento em comparação a 2021. Neste período do ano, é comum os turistas irem para a Serra e para o Parque Beto Carrero World, em Penha, no Litoral Norte — localidades que já estão se preparando para receber os visitantes.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Serra
Tradicional destaque de Santa Catarina no inverno, a serra catarinense é uma das regiões mais procuradas nesta época do ano. É onde as temperaturas são mais baixas e há chance de neve. Fenômeno que já foi registrado neste ano: em maio, as cidades da Serra como Urubici, Urupema, Lages, São Joaquim, Bom Jardim da Serra e Rio Rufino tiveram queda de neve.
A Associação de Municípios da Região Serrana (Amures) espera movimento maior de turistas neste ano, em comparação com 2021. A assessora de Turismo da Amures, Ana Lúcia Vieira, afirmou ao g1 SC que, no ano passado, 300 mil pessoas visitaram a região a lazer. Neste ano, esperam 500 mil.
— Agora a gente imagina que o incremento [de público] vai ser de 30%, porque o turismo doméstico no Brasil aumentou 22% nos dois primeiros meses deste ano. A gente imagina que esse aumento de público também aconteça na nossa temporada de inverno — disse.
Continua depois da publicidade
Ela explicou que a associação consegue quantificar o número de visitantes nos hotéis, mas não nas hospedagens informais, como casas de famílias e residênicas para alugar.
Para esta temporada, os municípios da região se uniram para divulgar os eventos da Serra. As atrações, que vão até agosto, incluem gastronomia, shows, exposições, visitas a vinícolas, corridas, passeios ciclísticos, de carro e de barco, caminhadas, voos de parapente, esportes, caça de cogumelos, concurso fotográfico, procissões, encontros de veículos antigos e feiras.
— Existe esta preparação neste ano que não teve anteriormente. Todos estão se preparando para a temporada de inverno — disse.
A maior parte dos turistas é catarinense, gaúcho ou paranaense, relatou. Também há os paulistas e nordestinos, que buscam o frio.
Continua depois da publicidade
— Os estrangeiros são muito segmentados. É mais no que se refere a coisas específicas, como observação de aves em Urupema, cavalgadas na Coxilha Rica, em Lages. Depende muito do segmento — afirmou.
Vieria destacou ainda que os municípios seguem com cuidados para evitar a transmissão da Covid-19.
— A Serra não perdeu as práticas de álcool em gel e alguns estabelecimentos de alimentação têm luvas — disse acrescentando que é importante o visitante estar imunizado.
Beto Carrero estende horário
Para o Beto Carrero World, de Penha, no Litoral Norte catarinense, o período das férias escolares de julho é um dos mais importantes do ano. Segundo a assessoria, o mês faz parte da alta temporada, e o parque fica aberto todos os dias.
Neste ano, a expectativa é ainda maior para o movimento, já que o Beto Carrero foi considerado o terceiro melhor parque do mundo no segmento, segundo o levantamento “Travelers’ Choice 2022 – Best of the Best”, do site de viagens Tripadvisor, divulgado em junho.
Continua depois da publicidade

Para dar conta da demanda, o horário do parque foi estendido por uma hora durante julho, e, agora, os portões fecham às 20h. A assessoria explicou ao g1 SC que a mudança no cronograma ocorreu porque, além das férias escolares, o período coincide com o primeiro Arraiá Beto Carrero, que promove apresentações diárias de bandas de forró e comidas e brincadeiras típicas, além de casamento caipira. Os brinquedos, no entanto, seguem funcionando só até as 18h.
A assessoria do Beto Carrero disse ao g1 que não comenta número de visitantes previstos por questão estratégica. Mas, de acordo com a prefeitura de Penha, a lotação na rede hoteleira do município deve chegar a 100% na segunda quinzena de julho, período que coincide com as férias escolares.
Penha aposta em rota ecológica
Apesar de o turismo em Penha estar muito ligado ao parque de diversões, a cidade tem rotas turísticas com foco em atrativos naturais e culturais. Um dos destaques deste inverno, segundo ele, são os mirantes para observação de baleias (veja abaixo).
— Na quarta, teve início a temporada com uma baleia e um filhote, que já atraíram centenas de pessoas para os três mirantes que estamos estruturando gradativamente — disse o secretário de Turismo do município, Cleber Neumann.
Continua depois da publicidade
Os mirantes do Vigia, do São Roque e da Vermelha compõem o circuito. As trilhas também devem ser bem exploradas em julho.
O secretário comenta que a cidade vem se preparando, desde o inicio da pandemia, para otimizar o turismo na região e, por isso, tem expectativas boas para a temporada de inverno:
— A formatação das atividades de ecoturismo e turismo de aventura, roteiro cultural e rural possibilitam que os visitantes permaneçam por sete dias ou mais entretidos somente na nossa cidade.
Penha tem três praias com selo Bandeira Azul, reconhecimento internacional: Praia Grande, Praia da Saudade e Praia da Bacia da Vovó.
Continua depois da publicidade
Itajaí, que fica a cerca de 28 quilômetros do parque, prevê aumento entre 25% e 30% no número de visitantes no período.