O material radioativo furtado em São Paulo no último domingo (30) levava itens coletados no Rio de Janeiro que estavam a caminho de Curitiba, no Paraná, e de Blumenau, em Santa Catarina. A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) considerou que o incidente ocorreu por conta de “imprudência” do motorista do veículo. As informações são de O Globo.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O órgão publicou uma nota em que destacou que o condutor do veículo que transportava os itens decidiu levar o carro para um local diferente do “pátio seguro onde o veículo deveria ficar abrigado durante à noite”.
A Polícia Civil investiga o caso, que aconteceu no final de junho e foi alertado nesta quinta-feira (4) devido aos perigos à população.
A caminhonete foi levada do local, junto com as fontes radioativas. Um dos cinco galões foi encontrado pela polícia em um desmanche de veículos na Zona Leste de São Paulo, nesta sexta (5). O item estava aberto, segundo informações do g1. A polícia segue procurando pelos outros quatro galões.
Continua depois da publicidade
Ainda que as embalagens de chumbo protejam da irradiação, se manuseados de forma inadequada, os itens podem apresentar danos à saúde, e estão categorizados como “risco radiológico muito baixo”.
“Esclarecemos que o material radioativo furtado com o veículo está acondicionado em embalagens de chumbo que o blindam e evitam qualquer irradiação para o ambiente. No entanto, a manipulação inadequada pode vir a causar danos à saúde”, disse a CNEN em nota.
Os materiais foram coletados no Rio de Janeiro e seriam entregues no Paraná e em Santa Catarina. O veículo que realizava o transporte de um gerador de 68Ge/68Ga e quatro unidades de blindagens de geradores exauridos pertence à empresa Transporte Medical Ald e estava a serviço da R2 Pharma.
De acordo com a CNEN, o gerador é uma fonte de Germânio/Gálio e foi fabricado pela empresa Eckert & Ziegler. O equipamento é usado na preparação de radiofármacos, utilizados em tomografias por emissão de pósitrons (PET).
Continua depois da publicidade
“Diligências estão em andamento para recuperar o material e o veículo furtados e identificar o autor do crime”, afirmou a Polícia Civil por meio de nota. O caso é investigado pela 49ºDP.
“Por esse motivo, alertamos a população para, caso encontre o material radioativo, mantenha distância segura e contate imediatamente a CNEN pelos telefones (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763 e também a Polícia”, destaca a nota.
Leia também
Carro com materiais radioativos é furtado em SP; Comissão de Energia Nuclear alerta sobre riscos
Continua depois da publicidade