Um motor doado pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) deve resolver o desabastecimento que atinge os 21 bairros que dependem da Estação de Tratamento de Água (ETA) Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Cerca de 150 mil pessoas são abastecidas pelo sistema.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A companhia catarinense enviou dois motores a Porto Alegre na madrugada da última quinta-feira (16). Mais seis funcionários da Casan estão atuando junto ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) de Porto Alegre, sendo dois eletrotécnicos, dois técnicos em mecânica e dois operadores de equipamento pesado.
O motor está sendo instalado neste sábado (18) em uma operação na Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab), que capta água do Guaíba e a bombeia até a estação de tratamento, de onde ela sai para as residências. O sistema abastece bairros da região central da cidade, como Bom Fim, Cidade Baixa e Petrópolis.
O funcionamento da ETA Moinhos de Vento foi parcialmente retomado na última quarta-feira (15), depois de 11 dias. O motor da Casan permite ampliar a vazão no tratamento de água de 500 litros por segundo para mil litros por segundo.
Continua depois da publicidade
Casan no RS
A Casan já havia enviado um equipamento de motobomba e três bombas de dragagem, que foram usados na drenagem de uma ETA alagada em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O equipamento.
Na semana passada, a companhia doou 152 mil litros de água para colaborar no abastecimento do estado vizinho. O envio foi feito por meio de caminhões pipa do Exército (80 mil litros) e da Prefeitura de Criciúma (72 mil litros).
Leia também
Tragédia no Rio Grande do Sul alerta para retrocesso ambiental em SC
Chuvas no RS podem mudar cidades de lugar e resultar em migração para SC