Uma operação nacional da Polícia Federal contra abuso sexual de crianças e adolescentes teve mandados cumpridos em Gaspar e outras cidades na manhã desta quarta-feira (25). Foram 141 buscas e apreensões feitas simultaneamente em todo o país pela Polícia Federal (PF). No Estado, o Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos (CyberGAECO) e a Polícia Científica acompanharam a ação em Gaspar, enquanto a PF foi até Tijucas, Ponte Serrada, Canoinhas, Lages e Rio do Sul.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Batizada de Terabyte, a operação teve como objetivo desmascarar abusadores em todo o Brasil que agem principalmente na internet, armazenando e compartilhando materiais de violência sexual infantojuvenil. No imóvel em Gaspar, a abordagem ocorreu depois da autorização da Vara Regional de Garantias da Comarca de Blumenau, que acolheu o pedido do Ministério Público.

Ninguém foi detido na cidade, mas cinco prisões em flagrante foram feitas pela PF em Tijucas, Ponte Serrada, Canoinhas e Lages. Em Canoinhas, a ação contou com o apoio da Polícia Militar e resultou no resgate de um menino que frequentava a casa do investigado preso. A nível federal os mandados devem levar à polícia a novas provas que ajudarão a identificar e prender outros criminosos.

Veja fotos

Continua depois da publicidade

O nome da operação foi escolhido porque “terabyte” significa “unidade de armazenamento de dados cibernéticos equivalentes a mil gigabytes”. Ou seja, os suspeitos possuem grande quantidade de material de abuso sexual infantil.

No Brasil, a cada hora três crianças são abusadas. Mais da metade delas (51%) tem entre 1 e 5 anos. Em Santa Catarina são 5,3 casos de estupro de vulnerável por dia, segundo dados da Corregedoria-Geral do Ministério Público de Santa Catarina. Ao todo, no ano passado, foram 1.936 denúncias do crime.

Leia mais

Drone revela detalhes da megaobra do calçadão de R$ 300 milhões em Balneário Camboriú