DC Esportes: Ricardo Martins irá representar Santa Catarina no Rally dos Sertões

Continua depois da publicidade

Ao mesmo tempo que o caminho apresenta lindas paisagens de recantos desconhecidos e muitas vezes intocados, traz consigo o desafio de vencer trilhas, morros, estradas de terra, dias de extremo calor ou muita chuva. E se engana quem pensa que isso é um problema para os participantes. O que eles mais desejam é um percurso repleto de surpresas e obstáculos a vencer.

Leia outras notícias de esportes

O catarinense Ricardo Martins representa Palhoça no Rally dos Sertões e tem experiência nesse tipo de prova de aventura. É o atual sexto colocado no ranking nacional, foi campeão da categoria moto em 2011 e o segundo melhor brasileiro na etapa do Mundial de rali no Brasil, em 2013.

Continua depois da publicidade

– Este é o meu quinto Rally dos Sertões e estou muito focado na prova. Vamos percorrer mais de 3,2 mil quilômetros pelo sertão, o obstáculo que tiver pela frente a gente supera. Faremos a prova em sete dias, sendo que nos mais longos chegamos a percorrer aproximadamente 700 quilômetros – conta Ricardo.

O piloto catarinense é um dos 11 representantes do Estado na categoria motos. Para vencer o desafio sobre duas rodas, ele destaca que, além do condicionamento físico, é necessário também resistência psicológica.

A largada do Rally dos Sertões será neste sábado, em Goiânia, no estado de Goiás. De lá os pilotos partem rumo à Bahia. A previsão é de que cheguem no dia 10 de setembro ao município de Palmas, em Tocantins.

Continua depois da publicidade

É preciso um espírito aventureiro e muita coragem para participar de provas como essa, considerada a segunda maior do mundo, perdendo apenas para o Dakar. Ricardo Martins planeja participar novamente do Dakar no ano que vem. A competição terá um percurso inédito pela América do Sul, que vai passar pelo Paraguai, Bolívia e Argentina.

– Estou me preparando para participar do Dakar em janeiro de 2017, é o meu foco após o Rally dos Sertões. A grande diferença é que os dias são mais duros no Dakar, mas a emoção e a adrenalina são as mesmas. Posso até dizer que esta prova no sertão será um grande treino de luxo para o principal rali do mundo – destaca o piloto.

Ricardo faz parte de uma turma de catarinenses fãs de aventura.

– O nosso Estado sempre foi um espelho para os outros, muitos campeões de enduro saíram de SC. O rali é uma modalidade que cresce muito aqui, temos o Rota SC que é um grande evento – disse.

Continua depois da publicidade

Veja quem são os catarinenses que participarão do Rali:

Categoria motos

Cesar Wilke (Brusque)

Daniel Crema (Criciúma)

Felipe de Amorim (Brusque)

Fellipe Longo Scaíni (Criciúma)

Guilherme Cascaes (Tubarão)

Jovanio Luiz Frutuoso (Angelina)

Luciano Gomes (Joinville)

Márcio Adami (Brusque)

Marisérgio Francisco Kons (Biguaçu)

Ricardo Martins (Palhoça)

Silvio Osvaldo Martins (Florianópolis)

Categoria UTVs

Adriano José Benvenutti (Brusque)

Denísio Nascimento (Brusque)

Euclides Germano Benvenutti Júnior (Brusque)

Categoria carros

Jorge Wagenfuhr Junior e Marcos Juliano Alves Bezerra (Blumenau)

Gustavo Schmidt (navegador)

Oscar José Schmidt (piloto)

Flávio Lunardi (piloto – Joinville)

Fred Budtikevits (navegador – Joinville)