No resumo de notícias desta segunda-feira (9), você confere os principais destaques e repercussões dos ataques aos Poderes em Brasíla que resultaram em um decreto de intervenção federal no domingo (8). Confira também os bastidores da participação de Jorginho Mello na reunião entre governadores e o presidente Lula. Veja ainda o que se sabe sobre a chacina de seis pessoas em .
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC no Telegram
Se você preferir, ouça o podcast SC em 5 minutos para ficar por dentro das principais informações do dia. O áudio está disponível no Spotify. Confira os destaques:
- Governo de SC diz manter negociação com manifestantes em quartéis
- Manifestantes radicais agridem equipe de TV em frente ao Exército em Blumenau
- Lula diz que polícia negligenciou ataque de bolsonaristas
- Acampamentos bolsonaristas são desmontados em Brasília
- Moraes manda afastar Ibaneis Rocha
- O que se sabe sobre a chacina em Joinville
- Velório de Roberto Dinamite será aberto ao público em São Januário
- Jair Bolsonaro é internado em hospital no EUA, diz colunista
Ouça o podcast
Governo de SC cita “estado de atenção” e diz manter negociação com manifestantes em quartéis
Continua depois da publicidade
O governo de Santa Catarina mantém, na tarde desta segunda-feira (9), uma negociação com manifestantes em frente a quartéis mesmo após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) para colocar fim aos acampamentos e QGs nas unidades militares de todo o país no prazo de 24 horas.
Leia mais
Manifestantes radicais agridem equipe de TV em frente ao Exército em Blumenau
Uma equipe de reportagem foi atacada por manifestantes bolsonaristas em frente ao 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau na manhã desta segunda-feira (9). Um vídeo feito pela equipe do Santa mostra o momento em que a repórter da NDTV Juliete Tambosi deixa o local sendo escoltada por um colega de emissora que passava pela região no momento da ocorrência.
Assista ao vídeo
Lula diz que polícia negligenciou ataque de bolsonaristas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, ao discursar para os governadores em reunião na noite desta segunda-feira (9), que a Polícia Militar do Distrito Federal foi negligente diante dos ataques de bolsonaristas às sedes dos três Poderes ocorridos no dia anterior. Ele reuniu representantes de todos os 27 Estados brasileiros no encontro emergencial, incluindo Jorginho Mello (PL), de Santa Catarina.
Confira discurso
Acampamentos bolsonaristas são desmontados em Brasília
O acampamento bolsonarista instalado em Brasília foi desocupado por forças de segurança nesta segunda-feira (9). De acordo com o Ministério da Defesa, 1.200 pessoas foram detidas no quartel-general do Exército. Os golpistas estão sendo levados para a sede da Polícia Federal em carca de 40 ônibus. A ação cumpre determinação do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre Moraes. Ele deu 24 horas para que a mobilização fosse encerrada.
Continua depois da publicidade
Veja como foi
Moraes manda afastar Ibaneis Rocha
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou, na madrugada desta segunda-feira (9), o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), pelo prazo inicial de 90 dias.
Entenda decisão
O que se sabe sobre a chacina em Joinville
Após uma chacina acabar com seis pessoas mortas no último domingo (8), no bairro Morro do Meio, em Joinville, a Polícia Civil confirmou que outras três vítimas já foram localizadas com vida e, até o momento, apenas uma segue desaparecida.
Saiba detalhes da investigação
Velório de Roberto Dinamite será aberto ao público em São Januário
Os fãs de Roberto Dinamite poderão se despedir do ex-jogador a partir das 10 horas (de Brasília) desta segunda-feira (9). O velório aberto ao público vai durar nove horas, entre 10h e 19h. Na manhã de terça-feira (10), entre 9h e 10h, o velório segue no estádio apenas para familiares e convidados.
Leia mais sobre homenagens
Jair Bolsonaro é internado em hospital no EUA, diz colunista
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi internado em um hospital de Orlando nesta segunda-feira (9), segundo o colunista do GLOBO, Lauro Jardim. Ele estaria com fortes dores abdominais. Desde que recebeu uma facada em 2018, Bolsonaro já foi hospitalizado diversas vezes com dores no abdômen. A internação mais recente foi em novembro do ano passado no Hospital das Forças Armadas, em Brasília.
Continua depois da publicidade
Saiba mais
Leia também
O que levou Jorginho Mello a mudar de ideia sobre encontro com Lula