No resumo de notícias desta sexta-feira (30), saiba como serão os ônibus nas maiores cidades de Santa Catarina no domingo de eleições. Confira ainda a 3ª pesquisa Ipec no Estado.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC no Telegram

Se você preferir, ouça o podcast SC em 5 minutos para ficar por dentro das principais informações do dia. O áudio está disponível no Spotify e também no YouTube.​ Confira os destaques:

  • Passe livre e horários: como será o transporte público em SC no domingo de eleição
  • Pesquisa Ipec: Jorginho e Moisés mantêm-se à frente e podem disputar o segundo turno em SC
  • Padre Kelmon é padre ou não? Veja história de candidato que irritou Lula
  • Reação à declaração de voto de Neymar mostra o cinismo de quem defende a democracia
  • Discordar do voto de Neymar também é democrático
  • Senegalês preso pela Guarda Municipal de Florianópolis tem indenização confirmada no TJ-SC
  • UFSC tem caso de racismo contra aluna com pichação em banheiro

Ouça o podcast

Pesquisa Ipec: Jorginho e Moisés mantêm-se à frente e podem disputar o segundo turno em SC

A terceira pesquisa eleitoral feita pelo Ipec em Santa Catarina, contratada pela NSC Comunicação e divulgada nesta sexta-feira (30), indica um cenário de segundo turno na disputa pelo governo do Estado com os candidatos Jorginho Mello (PL), que tem 29% dos votos válidos, e Carlos Moisés (Republicanos), com 23%. Os dois estão empatados no limite da margem de erro do levantamento, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e não são alcançados por nenhum outro candidato.

Continua depois da publicidade

Confira

Live do NSC Total divulga e analisa 3ª pesquisa Ipec das Eleições 2022

Os resultados da terceira e última pesquisa Ipec antes do primeiro turno das Eleições 2022 serão revelados na noite desta sexta-feira (30). Quatro colunistas do NSC Total divulgarão, com exclusividade, os números finais e farão a análise da disputa eleitoral em live no YouTube.

Assista

Como serão os ônibus em SC no domingo de eleição

O transporte coletivo em Florianópolis, Blumenau, Joinville, Chapecó e Criciúma terá alterações no próximo domingo (2) devido às eleições. Além do acrescécimo de linhas, alguns municípios também mudaram o horário de circulação dos veículos. Já na capital catarinense, os ônibus circularão de graça.

Confira

Padre Kelmon é padre ou não?

Kelmon Luis da Silva Souza (PTB), 44, voltou aos holofotes na noite desta quinta-feira (29), desta vez no debate dos candidatos à Presidência da República na TV Globo, ao protagonizar embate com o ex-presidente Lula (PT), por quem foi chamado de fariseu, “candidato laranja” e “alguém disfarçado”. O petebista também chegou a ser chamado até de “padre de festa junina” pela senadora Soraya Thronicke (União Brasil).

Entenda

Reação à declaração de Neymar mostra cinismo de quem defende a democracia

Pronto. O alvo daqueles que se consideram detentores do monopólio da virtude apontam suas duras críticas ao jogador Neymar Jr. da seleção brasileira. É muita cara de pau. Nesta quinta-feira (29), o atacante declarou voto em Jair Bolsonaro.

Continua depois da publicidade

Leia a opinião de Renato Igor

Discordar do voto de Neymar também é democrático

Neymar declarou voto no presidente Jair Bolsonaro (PL) e reclamou da reação nas redes sociais. Como qualquer brasileiro, ele tem direito de externalizar sua escolha. Mas, como o ídolo que é, precisa saber que suas opções importam. E que discordar delas é absolutamente democrático.

Leia a opinião de Dagmara Spautz

Senegalês preso pela Guarda de Florianópolis será indenizado

Em julgamento nesta semana, a 3ª Turma Recursal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) negou, por unanimidade, o recurso da prefeitura de Florianópolis contra uma decisão de primeira instância que determinou o pagamento de indenização a um senegalês abordado por agentes da Guarda Municipal, em 2019. À época, ele foi abordado em uma fiscalização de comércio de ambulantes no Centro da Capital.

Confira

UFSC tem caso de racismo contra aluna com pichação em banheiro

Uma aluna quilombola do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sofreu violência racial dentro da instituição. Uma pichação com ofensa racista foi escrita no banheiro do Centro de Educação (CED), onde ela estuda.

Leia mais

Marmitagate: suposto golpe em Blumenau pode ter lesado ao menos 100 pessoas, diz polícia

Ao menos 100 pessoas de todo o país denunciaram o projeto de Blumenau “Alimentando Necessidades”, que pede doações na internet para produzir marmitas a pessoas em situação de rua. A estimativa é da Polícia Civil. Apenas na cidade do Vale do Itajaí foram 10 boletins de ocorrência registrados até esta quinta-feira (29) na 1ª Delegacia. Outras denúncias também chegaram a 2ª DP.

Continua depois da publicidade

Confira

Leia também

Manifestação nazista motiva protesto e polêmica em universidade de Joinville

Demissão em massa em Gaspar entra na mira do Ministério Público do Trabalho

Servidores do HU da UFSC declaram fim da greve em Florianópolis

Acidente com caminhão mata ciclista de 51 anos na BR-280, em Araquari

Morre o empresário Nilso Folle em Chapecó, aos 80 anos