No resumo de notícias desta segunda-feira (29), leia que família pede ajuda para trazer corpo de morador de Santa Catarina morto em agência de imigração nos EUA. Veja ainda que mãe de aluno que viralizou com lição diz: “Educação sexual é isso. Não é ensinar sexo”.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC no Telegram

Se você preferir, ouça o podcast SC em 5 minutos para ficar por dentro das principais informações do dia. O áudio está disponível no Spotify e também no YouTube.​ Confira os destaques:

  • Mensagens de empresários indicam “possibilidade de atentado contra democracia”, diz Moraes
  • Chile repudia falas de Bolsonaro sobre Boric e convoca embaixador do Brasil
  • Daniela Reinehr pode colocar água no chope de Moisés e Sopelsa
  • Família pede ajuda para trazer corpo de morador de SC morto em centro de imigração nos EUA
  • SC chega a 88 casos confirmados de varíola dos macacos; veja os sinais de risco
  • “Educação sexual é isso, não é ensinar sexo”, diz mãe de aluno que viralizou com lição em SC
  • Caso de mães que perderam guarda de filhos em Blumenau provoca audiência pública

Ouça o podcast

Mensagens de empresários indicam “possibilidade de atentado contra democracia”, diz Moraes

A decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes de autorizar mandados de busca e apreensão contra empresários bolsonaristas teve o sigilo suspenso nesta segunda-feira (29). No conteúdo do documento, o magistrado diz não haver dúvidas da possibilidade de “atentados contra a democracia e o Estado de Direito”. 

Continua depois da publicidade

Saiba mais

Quem é Vera Magalhães, a jornalista ofendida por Bolsonaro em debate presidencial

A jornalista Vera Regina Magalhães dos Santos é apresentadora do Roda Viva, programa conhecido por trazer personalidades notórias, da TV Cultura, comentarista de política na rádio CBN e no jornal O Globo. Durante o debate exibidido neste domingo (28), ela foi ofendida pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). O ataque gerou repúdio, além de manifestações a favor da jornalista nas redes sociais.

Veja

Chile repudia falas de Bolsonaro sobre Boric e convoca embaixador do Brasil

As declarações do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre os governos de esquerda na América Latina causam desconforto no Chile e em seu presidente, Gabriel Boric. No debate na noite deste domingo (28) – promovido por UOL, Folha de S. Paulo, Band e TV Cultura – Bolsonaro acusou Boric de ter ateado “fogo em metrôs”.

Confira

Daniela Reinehr pode colocar água no chope de Moisés e Sopelsa

Está tudo pronto para a posse do presidente da Alesc, deputado Moacir Sopelsa (MDB), no Governo do Estado, marcada para o próximo sábado (3). Exceto por um detalhe: até agora, a vice-governadora Daniela Reinehr (PL) diz que não foi informada oficialmente da intenção do governador Carlos Moisés (Republicanos) de se licenciar e que soube de toda a movimentação pela imprensa.

Confira

Família pede ajuda para trazer corpo de morador de SC morto em centro de imigração nos EUA

A família do brasileiro Kesley Vial, 23 anos, precisa de ajuda para levar o corpo do jovem de Houston, no Texas, até Dumbury, em Connecticut, onde ele se reencontraria com a mãe. O jovem morava em Camboriú e morreu sob custódia da agência de imigração dos Estados Unidos na quarta-feira (24), cerca de quatro meses após ser preso ao tentar atravessar a fronteira com o México.

Continua depois da publicidade

Entenda

SC tem 88 casos confirmados de varíola dos macacos

Santa Catarina confirmou nesta segunda-feira (29) 88 casos diagnosticados de varíola dos macacos (Monkeypox). O dado foi divulgado pela Dive-SC, que mantém outros 296 casos em investigação.

Veja os sinais de risco

“Educação sexual é isso, não é ensinar sexo”, diz mãe de aluno que viralizou com lição em SC

O vídeo do pequeno catarinense Caio mostrando o que aprendeu em uma palestra sobre educação sexual já ultrapassou os 5,5 milhões de visualizações na internet. A repercussão deixou a família do garoto de apenas sete anos feliz.

Veja vídeo

Tatiana Kloth Gubler e o filho Caio
Tatiana Kloth Gubler e o filho Caio (Foto: Arquivo pessoal)

Caso de mães que perderam guarda de filhos em Blumenau provoca audiência pública

Uma audiência pública vai discutir a questão da vulnerabilidade social no contexto das destituições do poder familiar. O tema vem à tona após uma mobilização de mães de Blumenau que tentam reverter decisões judiciais que tiraram delas a guarda dos filhos.

Entenda

Destroços de bar flutuante preocupam, atingem 7 cidades de SC e mobilizam MPF

O caso do clube flutuante de Balneário Camboriú, que naufragou durante a passagem de um ciclone extratropical no começo deste mês, chegou ao Ministério Público Federal (MPF). A instituição acompanha as consequências do episódio através de uma notícia de fato. A possibilidade de dano ambiental preocupa especialistas da área.

Continua depois da publicidade

Confira

Leia também

Morre Rogério Schlossmacher, empresário de Blumenau e fundador do Metropolitano

Como agia quadrilha que aplicava golpe do bilhete premiado em SC

Furão do zoobotânico de Joinville recebe nome após enquete com mais de 20 mil votos