No resumo de notícias desta sexta-feira (12), leia que a estudante detida em ato pela democracia em Florianópolis foi solta. Veja também entrevista exclusiva, feita pela colunista Dagmara Spautz, com o ministro do STF, Edson Fachin.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC no Telegram

Se você preferir, ouça o podcast SC em 5 minutos para ficar por dentro das principais informações do dia. O áudio está disponível no Spotify e também no YouTube.​ Confira os destaques:

  • Estudante é solta após ter sido presa em ato pela democracia em SC
  • CBN realiza debate entre candidatos ao governo de SC nesta terça-feira
  • Taxa de desemprego de SC cai para 3,9% e segue a menor do Brasil
  • Quem era a mulher que foi estrangulada e morta em Jaraguá do Sul
  • Festa secreta com entrada por senha agita Florianópolis
  • Jovem de SC que morreu no dia que iria para intercâmbio estava a caminho de despedida
  • Ministro Fachin faz alerta pela democracia: “Sociedade civil só deve se armar do voto”

Ouça o podcast

Estudante é solta após ter sido presa em ato pela democracia em SC

A mulher de 23 anos que foi presa ao final do ato pela democracia em Florianópolis, na noite desta quinta-feira (11), obteve decisão judicial no início da tarde desta sexta (12) para ser solta. Ela estava detida na penitenciária feminina da capital catarinense, até que teve acolhido um alvará de soltura após ter passado por audiência de custódia.

Continua depois da publicidade

Saiba mais

CBN realiza debate entre candidatos ao governo de SC

Na terça-feira, dia 16 de agosto, a CBN Floripa vai realizar seu primeiro debate entre os candidatos ao governo do Estado. O encontro, que ocorre no dia em que começa oficialmente a campanha eleitoral, terá transmissão ao vivo também na CBN Joinville, pelo portal NSC Total e redes sociais dos veículos digitais da NSC.

Veja data

Taxa de desemprego de SC cai para 3,9% e segue a menor do Brasil

Santa Catarina encerrou o segundo trimestre de 2022 com taxa de desemprego de 3,9%, o que significa 0,6 ponto percentual a menos do que a do trimestre anterior, que ficou em 4,5%. Os dados são da pesquisa Pnad Contínua Trimestral, divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE e reforçam a condição de pleno emprego no Estado.

Confira

Quem era a mulher que foi estrangulada e morta em Jaraguá do Sul

A mulher que foi encontrada morta dentro da própria casa na manhã desta sexta-feira (12) em Jaraguá do Sul foi identificada como Áurea Schölemberg, de 43 anos. De acordo com a Polícia Militar, a suspeita é de que ela tenha sido estrangulada até a morte pelo marido, que fugiu após o crime.

Confira

Festa secreta com entrada por senha agita Florianópolis

Uma festa secreta vai agitar Floripa nesta sexta-feira, dia 12. Para entrar no local é necessário ter a senha que dá acesso ao festerê. A atração da noite será a banda catarinense Tijuquera. Só os convidados sabem o local e horário. 

Continua depois da publicidade

Veja mais

Caso de falsa freira que fazia cirurgias com tesoura em SC vai parar na Justiça

As falsas promessas de cura e “cirurgias espirituais” investigadas pela polícia no Vale do Itajaí no ano passado chegaram à Justiça. A “Madre Catarina”, que na verdade era um homem e atendia em Timbó, Blumenau e Ibirama, foi denunciada pelo Ministério Público por organização criminosa, estelionato, exercício ilegal da medicina e curandeirismo.

Saiba mais

Apresentadora do Esporte Espetacular revela tentativa de dopagem em carro de aplicativo

A apresentadora do Esporte Espetacular, Bárbara Coelho, revelou no programa “Encontro” nesta sexta-feira (12) uma tentativa de dopagem em um carro de aplicativo. Ela relata que sentiu um cheiro forte no veículo e pediu para sair do carro.

Confira

Jovem de SC que morreu no dia que iria para intercâmbio estava a caminho de despedida

A jovem de 21 anos, que morreu em um acidente em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, no dia que iria embarcar para um intercâmbio em Portugal, estava indo para uma despedida na casa dos avós do noivo. Sabrina Romanovski morreu na quinta-feira (11) após ficar dois dias internada. 

Saiba mais

Vídeo do dia

O tom suave na fala do ministro Edson Fachin contrasta com o peso do que diz. Prestes a deixar a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro deixará como marca a defesa obstinada do sistema eleitoral brasileiro e da democracia. Coube a ele o papel de salvaguarda da urna eletrônica e do sistema de votação em meio à escalada de ataques, e uma escolha difícil, especialmente quando se trata do Judiciário: o momento de reagir.

Continua depois da publicidade

Assista

Ministro Edson Fachin
Ministro Edson Fachin: “De fato, a disseminação de notícias falsas foi mesmo um vírus, que iniciou já nas eleições de 2018, se observou nas eleições municipais de 2020 e, para 2022, fomos adotando um conjunto de procedimentos” (Foto: Nelson Jr./SCO/STF)

Leia também

Entenda o que é e como funciona a fiscalização do código-fonte das urnas eletrônicas

Adolescente é mantida em cárcere privado por 7 meses após conhecer homem pela internet em SC