O resumo de notícias desta quinta-feira (17) destaca o aumento no número de adolescentes com o título de eleitori em Santa Catarina. Em Blumenau, a despedida aos jovens soldados mortos no acidente com um caminhão do Exército.
Continua depois da publicidade
Se você preferir, ouça o podcast SC em 5 minutos para ficar por dentro das principais informações do dia. O áudio está disponível no Spotify e também no YouTube.
Confira os destaques
- Número de adolescentes com título de eleitor cresce 151% em Santa Catarina
- Família dá último adeus a terceiro soldado vítima de acidente em Blumenau: “Menino carinhoso”
- Florianópolis será multada por não oferecer abrigo para indígenas, determina Justiça
- Veja os 10 alimentos que ficaram mais caros em SC no último mês
- Operação contra fraudes no seguro desemprego de pescadores cumpre mandados em SC
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Eleições 2022
O número de adolescentes catarinenses entre 16 e 17 anos que decide fazer o título de eleitor, mesmo com o voto facultativo, cresceu 150% de setembro de 2021 para março de 2022. No entanto, os cerca de 40 mil jovens representam apenas 0,54% da população nessa faixa etária em Santa Catarina, que é de 7.422.480 pessoas.
Continua depois da publicidade
> Número de adolescentes com título de eleitor cresce 151% em Santa Catarina
Ouça o podcast
Família dá último adeus a soldado vítima de acidente
Alexandre da Silva Reginaldo, 19 anos, era um desses garotos que sonham em entrar para o Exército Brasileiro. Vibrou muito quando viu o nome dele entre os selecionados. Para ir atrás do que tanto queria, a carreira militar, deixou a casa da família em Porto Belo, no Litoral Norte, e foi morar em Blumenau.
> Família dá último adeus a terceiro soldado vítima de acidente em Blumenau: “Menino carinhoso”

Abrigo para indígenas em Florianópolis
A Prefeitura de Florianópolis terá que pagar uma multa por não dar abrigo digno aos indígenas. É o que decidiu a Justiça após uma audiência de conciliação realizada nesta quarta-feira (16) entre o Ministério Público Federal (MPF), representantes do município e indígenas. O valor não foi divulgado.
> Florianópolis será multada por não oferecer abrigo para indígenas, determina Justiça
Motorista entra em área de escape e evita acidente
Um caminhão perdeu o freio e teve que usar a área de escape para evitar um acidente na BR-376, em Guaratuba, entre o Paraná e Santa Catarina. O susto aconteceu por volta de 15h30 desta quarta-feira (16).
> Caminhão evita acidente ao usar área de escape na BR-376, que liga PR e SC; veja vídeo
Alimentos mais caros em SC
A última alta de inflação afetou principalmente duas categorias de alimentos básicos na mesa dos catarinenses. Tubérculos, raízes e legumes (8,79%) e Hortaliças e verduras (6,75%) tiveram o maior impacto no Índice de Preços ao Consumidor (Custo de Vida) de Florianópolis, calculado pela Esag/Udesc. Em fevereiro, os alimentos que ficaram mais caros foram a beterraba e a batata inglesa.
Continua depois da publicidade
> Veja os 10 alimentos que ficaram mais caros em SC no último mês
Supostas fraudes no seguro desemprego de pescadores
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (17) a Operação Tarrafa contra uma organização criminosa que atuaria em fraudes milionárias no Seguro Desemprego do Pescador Artesanal (SDPA), também conhecido como Seguro Defeso. O benefício é pago a produtores durante o período de reprodução dos peixes, época em que a pesca é proibida.
> Operação contra fraudes no seguro desemprego de pescadores cumpre mandados em SC
Boa notícia do dia
A Beira-Mar de São José vai mudar e será adotada por uma construtora. A região terá um parque público revitalizado, assim como um boulevard que irá interligar a avenida Presidente Kennedy à Beira-mar. O termo de adoção da servidão Filomena Maria Fernandes e do Parque Beira Mar São José foi assinado na manhã desta quinta-feira (17) entre a WOA Empreendimentos Imobiliários e a Prefeitura de São José.
> Beira-Mar de São José será adotada e servidão vai virar boulevard; fotos

Vídeo do dia
No episódio de estreia do projeto As minas sem filtro, especial Dona de si, as comunicadoras Fernanda Cunha, Larissa Guerra e Duda Dalponte recebem a convidada Gabriela Cristine Rodrigues, gerente da World Suplementos, para falar sobre envelhecimento e o que representa a passagem do tempo no universo feminino.
Leia também
Luciano Hang desmarca anúncio de candidatura pela segunda vez
Continua depois da publicidade
Delegado de Blumenau volta atrás e afirma que inquérito sobre acidente será militar
Casal é roubado, sequestrado e mantido refém por 4 horas em São José