Conforme dados divulgados pelo Ministério da Economia e sistematizados pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), Santa Catarina foi responsável por 21% do total de carnes exportadas pelo Brasil em 2023. O desempenho supera os totais de quantidade e receita registrados na série histórica desde 1997. 

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

No ano passado, o Estado exportou 1,85 milhão de toneladas de carnes e gerou uma receita de US$ 4.022 bilhões. No comparativo com o acumulado do ano anterior, a alta em 2023 foi de 8,6% na quantidade exportada e de 5,3% na receita. Os dados consideram todas as espécies produzidas em Santa Catarina (frangos, suínos, perus, patos e marrecos, bovinos, entre outras).

— A cada cinco quilos de carnes exportadas pelo Brasil, um é de Santa Catarina. Esse resultado demonstra a força da produção do Estado e a preocupação em manter a sanidade animal e vegetal. Mesmo sendo um estado pequeno territorialmente, temos uma participação muito grande na exportação desses produtos tão relevantes na balança comercial do nosso país, que são as carnes — afirma o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto.

Frango foi a carne mais exportada em 2023 

O frango foi a carne mais exportada no ano passado em Santa Catarina, sendo responsável por cerca de 57% das receitas totais de exportação de proteínas de origem animal. Em 2023, as exportações desse produto atingiram 1,10 milhão de toneladas e US$ 2,29 bilhões, altas de 8,6% e 4,1% em relação aos totais do ano anterior, respectivamente. 

Continua depois da publicidade

Em termos de receitas, em 2023, Santa Catarina registrou o segundo melhor resultado de toda a série histórica, atrás apenas de 2011. No que diz respeito à quantidade de frango, o montante exportado no ano passado é o terceiro melhor já registrado, atrás apenas de 2018 e 2019.

Segundo o analista da Epagri/Cepa, Alexandre Giehl, os resultados do período são decorrentes do crescimento dos embarques para a maioria dos principais destinos, com destaque para a China (alta de 35% em quantidade e 22,1% em receitas, na comparação com o mesmo período de 2022), Arábia Saudita (altas de 19,2% em quantidade e 16,7% em receitas) e Países Baixos (altas de 5,7% em quantidade e 12,6% em receitas).

*Sob supervisão de Diane Ziemann

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.

Leia mais

Imetro fiscaliza materiais escolares irregulares em SC

Exportações de ovos quase triplicam em 2023 e grupo de SC é um dos líderes

SC é o Estado que mais aparece no top 10 do ranking do metro quadrado mais caro do país