A última seletiva para a definição dos representantes brasileiros no mountain bike em Pequim será no dia 13 de julho, no Campeonato Brasileiro de Mountain Bike – Cross Coutry Olímpico, em São Bento do Sul, Santa Catarina. A prova será disputada na pista localizada ao lado do Ginásio de Esportes Annes Gualberto. O Brasil tem direito a duas vagas: uma na categoria feminina e outra na masculina. Já foram disputadas duas seletivas, válidas como 1ª e 2ª etapas da Copa Internacional de MTB (30 de março, em Araxá, e 8 de junho, em Ouro Branco, ambas em Minas Gerais).
Continua depois da publicidade
Estavam em jogo 130 pontos, sendo 70 pontos na primeira prova, e 60 na segunda. Na prova de São Bento do Sul são 120 pontos em disputa, portanto, tudo pode mudar na classificação geral. Até então Rubens Donizete e Jaqueline Mourão estão na frente já que ganharam as duas seletivas, com 130 pontos cada.
Jaque a poucas pedaladas dos Jogos
A mineira, única brasileira a participar das duas versões das Olimpíadas – de verão em Atenas (2004) e de inverno (Torino, 2006) – precisa de um quarto lugar para confirmar sua ida a Pequim. Jaqueline Mourão já está em São Bento do Sul e está otimista com relação à prova de domingo.
– Tenho treinado forte e muito bem desde o início da temporada. Sinto que vou encerrar minha carreira no Mountain Bike Cross Country com chave de ouro. Estou concentrada ao máximo para que tudo dê certo em Santa Catarina pois se eu chegar em quarto lugar estou com a vaga garantida para Pequim – explicou Jaque.
Continua depois da publicidade
– Eu não conhecia o circuito de São Bento, mas pelo que pude ver é muito técnico, com muita variação de subidas e descidas bastante íngremes, verdadeiros downhills, não tem tanta parte plana, ou seja, não dá para usar o vácuo do outro concorrente. Será uma prova em que o preparo físico e a técnica serão muito importantes – completou.