Santa Catarina é o único Estado que terá o mesmo cenário da disputa nacional durante o segundo turno para governador. Isto porque Décio Lima (PT) e Jorginho Mello (PL), que vão concorrer ao cargo, são do mesmo partido de Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro, que se enfrentarão nas urnas em 30 de outubro para a Presidência. 

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

No cenário estadual, no entanto, o PL leva vantagem em relação ao PT. Isto porque, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro ganhou em 263 cidades catarinenses – Jorginho levou em 193. 

Já Lula levou a melhor em 32 municípios, enquanto Décio levou em 39 e em um município empatou com Carlos Moisés (Republicanos). 

Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total

Continua depois da publicidade

Além disso, apesar de compor o mesmo partido de Bolsonaro, Jorginho não conseguiu obter o mesmo índice do companheiro de partido. O presidente recebeu 62,21% dos votos, enquanto o senador teve 38,61%. 

— Agora é uma eleição entre o 22 e o 13. Como a nossa musculatura ficou consistente, nós vamos apresentar um resultado ainda melhor para o Bolsonaro [no segundo turno]. Queremos voltar a fazer o que fez em 2018 para ajudar na vitória dele no Brasil — diz. 

O mesmo aconteceu com o PT. Em Santa Catarina, Lula terminou com 29,54%, enquanto Décio recebeu 17,42%. 

O candidato petista diz que a diferença no percentual pode ter acontecido porque outros nomes que disputaram o governo acabaram agregando os votos que poderiam estar com ele.

Continua depois da publicidade

— Eu acho que o que o beneficia nesse momento é nós termos a responsabilidade com o que estamos protagonizando nos próximos dias […]. Temos certeza que podemos alcançar um resultado ainda melhor para o presidente Lula, em vários aspectos, desse aferido no primeiro turno — pontua. 

Bolsonaro vence em 263 cidades de SC, e Lula, em 32 no 1º turno; veja mapa

Disputas entre aliados também ocorrem em outros Estados 

Além de Santa Catarina, outros estados também terão disputas entre aliados de Lula e Bolsonaro no segundo turno, porém, sem que os candidatos sejam do mesmo partido. É o caso de São Paulo, onde Fernando Haddad (PT) concorre ao governo contra Tarcísio de Freitas (Republicanos), que é apoiado por Bolsonaro. 

Já no Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), que é apoiado por Lula, tenta a reeleição contra Manato (PL), que é do mesmo partido do presidente. 

Quais estados têm 2º turno para governador nas Eleições 2022

O segundo turno das eleições ocorre em 30 de outubro. Das 27 unidades federativas, 12 estados terão disputa para governador. São eles: Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.

Continua depois da publicidade

Saiba tudo sobre as Eleições 2022

Leia mais

Quem são os deputados federais eleitos em SC nas Eleições 2022

Quem são os deputados estaduais eleitos em SC nas Eleições 2022