SC é o estado do Sul que menos recebeu visitas de ministros do Governo Lula em 18 meses
Mesmo com espaço nas agendas de pastas como Educação e Transportes, estado catarinense ficou de fora dos roteiros dos chefes das pastas da Saúde e Fazenda
Presidente Lula cobrou mais viagens de ministros durante reunião (Foto: Fábio Rodrigues Pozzembom, Agência Brasil)
Nos primeiros 18 meses do Governo Lula, Santa Catarina recebeu a visita de 14 ministros. É o menor número entre os três estados que compõem a região Sul. O número faz parte de um levantamento feito pela Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas. O estado catarinense teve espaço para agendas de pastas importantes, como Transportes e Educação, mas ficou de fora dos roteiros de outras, como Saúde e Fazenda.
Os dados sobre as viagens a trabalho dos 40 ministros, secretários e outras pessoas com status de ministro foram compilados com base em informações que constam no Portal da Transparência. Entre 1º de janeiro de 2023 e 12 de abril deste ano, 1.660 viagens ministeriais foram feitas. Dessas, 20 passaram por Santa Catarina, sendo 18 em 2023 e duas neste ano.
Ao comparar os demais estados da região Sul, Santa Catarina fica bem atrás no número de roteiros. Isto porque Rio Grande do Sul acumulou 65 passagens durante o período, enquanto o Paraná registrou 45.
Continua depois da publicidade
Os dados mostram tanto destinos únicos — ou seja, quando o ministro esteve apenas naquele local — quanto visitas onde outros municípios foram incluídos no roteiro. No primeiro caso, no estado catarinense, Florianópolis lidera com três visitas, seguida de Navegantes, no Litoral Norte, com duas, e Blumenau, no Vale, com uma.
A capital catarinense, no entanto, passa longe de ser um dos principais destinos únicos dos ministros brasileiros. Porto Alegre, por exemplo, teve 25 viagens dentro do período. Já São Paulo e Rio de Janeiro lideram o ranking com 309 e 190, respectivamente — só as duas cidades correspondem a 30% dos registros de destinos únicos, conforme a Fiquem Sabendo.
SC fica de fora de roteiros da Saúde e Fazenda
O levantamento também mostra os ministros e, consequentemente, as pastas que mais realizaram viagens durante estes 18 meses. O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira (PT), foi o que mais viajou: ao todo foram 82 solicitações de diárias. Em seguida vêm a ministra da Saúde, Nísia Trindade, com 73, e o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), com 67.
No entanto, em Santa Catarina, o cenário é diferente. Isto porque os ministros que mais visitaram o Estado foram Waldez Góes, da Integração e Desenvolvimento Regional, e Carlos Lupi, da Previdência Social, ambos com duas viagens cada. Já o “líder” das viagens nacionais, Paulo Teixeira, esteve no Estado apenas uma vez, em julho de 2023 em Chapecó, no Oeste do Estado.
Continua depois da publicidade
Em relação a pastas estratégicas, o estado catarinense recebeu uma vez a visita dos ministros que comandam a Educação, Secretaria de Relações Institucionais, Justiça e Segurança Pública (ainda sob o comando de Flávio Dino) e Transportes. Em contrapartida, a ex-ministra dos Esportes, Ana Moser, que é catarinense, nunca fez uma viagem oficial ao Estado enquanto esteve a frente da pasta, segundo os dados.
Além disso, o levantamento não leva em conta a visita de Renan Filho, a frente da pasta dos Transportes, a Palhoça, na Grande Florianópolis, na última semana em meio a polêmica do fechamento do Morro dos Cavalos, devido as fortes chuvas que atingiram a região. Esta foi a segunda visita do ministro ao Estado, já que a primeira ocorreu em junho de 2023.
Quantidade de visitas dos ministros a SC
Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional): 2
Carlos Lupi (Previdência Social): 2
Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais): 1
André de Paula (Pesca e Aquicultura): 1
André Fufuca (Esporte): 1
Cida Gonçalves (Mulheres): 1
Camilo Santana (Educação): 1
Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública): 1 – referente ao período em que esteve no Ministério
Renan Filho (Transportes): 1
Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação): 1
Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar): 1
Márcio Costa (Secretaria-Geral da Presidência da República): 1
Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima): 1
Silvio Almeida (Direitos Humanos e Cidadania): 1
Simone Tebet (Planejamento e Orçamento): 1
Sonia Guajajara (Povos Indígenas): 1
Lula cobra mais visitas de ministros
A cobrança para que os ministros intensifiquem a divulgação das ações do governo e viajem mais pelo país partiu do presidente Lula (PT) em março, na primeira reunião ministerial após as recentes pesquisas que mostraram quedas na avaliação da terceira gestão e na aprovação do petista.
Continua depois da publicidade
— Nós já gastamos um ano e três meses do nosso mandato, e vocês percebem o quão pouco nós fizemos e, ao mesmo tempo, o quão muito nós fizemos. Isso tudo que nós fizemos é apenas o início. Mas isso não basta. Nós vamos ter que fazer muito mais, porque o Brasil estava totalmente abandonado — afirmou.
Conforme divulgou a Folha de S. Paulo, além das viagens, Lula também cobrou maior presença dos ministros nas redes sociais.
Confira os ministros do governo Lula
A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, dá entrevista ao programa Bom Dia, Ministra. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o ministro do Empreendendorismo, durante entrevista coletiva após o lançamento do Programa Acredita, em cerimônia no Palácio do Planalto (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O ministro Chefe da Casa Civil, Rui Costa participa com presidente Luiz Inacio Lula da Silva, da entrega chaves para famílias contempladas no lançamento do novo programa Minha Casa Minha Vida e entrega de empreendimentos do programa em Santo Amaro (BA). (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)
O Ministro Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Costa Macêdo, participa do evento Dia Mundial da População 2023, no auditório da Fiocruz, em Brasília. Em debate o tema 203 milhões no Brasil, infinitas possibilidades. (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)
O ministro de Estado Chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, participa do programa Sem Censura da TV Brasil (Foto Valter Campanato/Agência Brasil)
Paulo Roberto Severo Pimenta, assina acordo com as emissoras Argentinas, em evento no Palacio do Planalto (Foto Valter Campanato/Agência Brasil)
Ministro do GSI, Marcos Antônio Amaro dos Santos (General Amaro), durante cerimônia de comemoração de 85 anos do GSI, onde foi apresentado a nova estrutura do órgão, e para permitir captura de imagens de treinamentos de segurança presidencial + outras competências do GSI (segurança da informação, segurança nuclear, Programa Nuclear Brasileiro, viagens presidenciais etc.) (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)
O ministro da Advocacia Geral da Uniāo (AGU), Jorge Rodrigo Araújo Messias, durante abertura da cerimonia de comemoração dos 30 anos da Advocacia Geral da Uniāo (AGU) (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)
O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho, discursa durante assinatura da portaria conjunta criando grupo integrado para enfrentar os crimes de corrupção e desvio de recursos públicos no âmbito do Poder Executivo Federal (Foto: Jose Cruz/Agência Brasil)
O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fala com a imprensa após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva )Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)
O ministro das Cidades, Jader Barbalho FIlho, durante assinatura de acordo de cooperação técnica, para fortalecer políticas públicas de prevenção de riscos e desastres (Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil)
Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos , participa do programa A Voz do Brasil. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, abre a reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Economia Digital do G20 (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)
A Ministra da Cultura, Margareth Menezes, durante entrevista no programa Bom Dia, Ministra, nos estúdios da EBC (Foto: Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil)
O ministro da Defesa, José Mucio Monteiro durante lançamento da iniciativa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, BNDES AZUL, no navio de pesquisa da Marinha do Brasil, atracado na Praça Mauá, no Rio de Janeiro (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)
O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, participa do programa Bom dia Ministro (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, durante entrevista no programa “Bom Dia, Ministro”, onde ele detalha as ações do Governo Federal que contribuem para erradicar a fome no país (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, participa da abertura oficial da 23ª Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais (Foto Valter Campanato/Agência Brasil)
O ministro de estado dos direitos humanos e da cidadania, Silvio Almeida, durante lançamento do aplicativo “Clique Cidadania” e a apresentação da versão atualizada do curso “Direitos do Imigrantes e Orientações para o Atendimento” (Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil)
Comissão de Educação e Cultura do Senado ouve o ministro da Educação, Camilo Santana. O colegiado quer esclarecimentos sobre os problemas ocorridos no processo de divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificado de 2024 (Foto Lula Marques/ Agência Brasil)
Ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, participa do programa A Voz do Brasil (Foto Valter Campanato/Agência Brasil)
Reunião com comparecimento de Ministro. Ministro do Esporte (André Fufuca Mario Agra / Câmara dos Deputados)
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, participa do programa Bom dia, Ministra (Foto: Fabio Rodrigues- Pozzebom/Agência Brasil)
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, participa do lançamento do plano Juventude Negra Viva, no Ginásio Regional da cidade satélite de Ceilândia (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)
O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, participa do programa Bom dia, Ministro (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Brasília (DF) 20/02/2024 Senador Flávio Dino (PSB-MA) fez discurso de despedida do Senado (Foto Lula Marques/ Agência Brasil)
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, participa de entrevista coletiva, após abertura da reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Sustentabilidade Ambiental e Climática do G2 (Foto: Fabio Rodrigues- Pozzebom/Agência Brasil)
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, abre o Gas Week 2024 no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)
Secretária de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Aparecida Gonçalves, na divulgação do balanço do Ligue 180 nos 10 anos de criação da Central de Atendimento à Mulher (Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil)
O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, durante o lançamento do Plano de Ação do Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios e Programa Asas pro Futuro no evento Março das Mulheres: O #BrasilporElas no enfrentamento à misoginia e na promoção da igualdade (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)
Ministra do Planejamento, Simone Tebet participa do fechamento do Seminário Internacional de Boas Práticas de Planejamento de Médio e Longo Prazo. O objetivo é a troca de experiências no setor com outros países e, também, fazer um comparativo do modelo brasileiro com modelos de planejamento estrangeiros (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, durante coletiva sobre ações do governo federal para facilitar o escoamento da safra de grãos 2023/2024 (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)
Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi na cerimônia de abertura do curso de formação para os aprovados no concurso público para técnico do seguro social (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se reúne com a ministra de Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto da Argentina, Diana Mondino. No encontro, Brasil e Argentina vão discutir questões sobre a infraestrutura física fronteiriça, a cooperação em matéria de energia e de defesa, a Hidrovia Paraguai-Paraná, e o fortalecimento do Mercosul e dos processos de integração regional (Foto: José Cruz/Agência Brasil)
A ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima participa da abertura da conferência G-STIC Rio, na região central da cidade (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)
Luiz Marinho, Ministro do Trabalho participa do programa Repórter Brasil na Empresa Brasil de Comunicação (EBC) (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)
O ministro de Estado dos Transportes, Renan Filho na inauguração do descanso para caminhoneiros em Palhoça na BR 101 no Km 220 (Foto: Lucas Amorelli DC)
O ministro do Turismo, Celso Sabino, apresenta dados do turismo para o verão 2024 (Foto Valter Campanato/Agência Brasil)