As empresas catarinenses venderam R$ 40,46 bilhões por e-commerce entre 2016 e 2022 — o quarto maior valor entre os estados do país. Os dados são do Observatório do Comércio Eletrônico, plataforma do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) lançada nesta quinta-feira (11).
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Conforme as informações disponíveis na ferramenta, nos últimos seis anos, os estados que mais venderam por e-commerce foram São Paulo (R$ 290,87 bilhões), Minas Gerais (R$ 88 bilhões), Rio de Janeiro (R$ 47, 94 bilhões), Santa Catarina (R$ 40, 4 bilhões) e Espírito Santo (R$ 39, 51 bilhões).
No caso de Santa Catarina, 84,2% das vendas foram enviadas a outros estados do país, principalmente São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Os principais produtos vendidos foram refrigeradores, pneus, edredons e travesseiros.
Já as compras online de produtos de outros estados (principalmente São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo), feitas pelos catarinenses, somaram R$ 21,65 bilhões no mesmo período. Os consumidores compraram principalmente aparelhos celulares, desktops e televisores.
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Observatório do Comércio Eletrônico
A ferramenta do MDIC reúne informações sobre vendas online realizadas no Brasil com emissão de nota fiscal. Os dados estão disponíveis no Dashboard do Comércio Eletrônico Nacional.
— O dashboard vai subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas para o setor, inclusive para equalizar eventuais concentrações regionais, podendo, ainda, balizar decisões de investimentos das empresas — afirma o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC, Uallace Moreira.
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