Santa Catarina é o primeiro colocado no ranking do anuário Cidades Mais Seguras do Brasil de 2024, junto com a capital catarinense, Florianópolis, que lidera a lista entre as capitais do país. No Estado, Jaraguá do Sul, Blumenau, Brusque e Palhoça também estão entre os 30 municípios mais seguros.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O índice de segurança é estabelecido pelo cálculo da taxa de assassinatos a cada 100 mil habitantes, uma forma de medição utilizada em escala mundial. Santa Catarina possui taxa de 9,2 homicídios a cada 100 mil habitantes.
No ranking, o estado de São Paulo aparece em segundo lugar, com 10,5, e o Distrito Federal aparece em terceiro, com 14,3. O levantamento, realizado pela startup MySide, coletou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Saúde.
— É um orgulho ter esse destaque nacional, porque as nossas forças de segurança trabalham e trabalham muito para dar o melhor ao povo catarinense. São profissionais bem preparados, capacitados e bem equipados. Eu faço questão de que trabalhem de forma integrada, Polícia Militar, Civil, Científica, enfim para que uma auxilie a outra no combate ao crime e quem ganha é Santa Catarina — celebrou o governador do Estado, Jorginho Mello.
Continua depois da publicidade
Florianópolis lidera ranking das capitais mais seguras
No ranking das capitais mais seguras do país, em primeiro lugar está Florianópolis, com 10,0. Em segundo lugar está São Paulo, com 11,8, e em terceiro Brasília, com 14,3 homicídios a cada 100 mil habitantes.
A pesquisa aponta, ainda, as 30 cidades mais seguras do Brasil, com municípios paulistas nas quatro primeiras posições: Valinhos 0,9; Botucatu 1,4; Tatuí 1,6 e Sertãozinho 2,4. Santa Catarina também aparece nessa lista: Jaraguá do Sul em 5º, com 2,8 assassinatos a cada 100 mil habitantes; Blumenau em 12º (4,0), Brusque em 13º (4,0) e Palhoça em 22º (5,9).
— Em quaisquer locais que nós vamos, são exaltadas as nossas Forças de Segurança e isso tudo exatamente acaba repercutindo nesses números: Santa Catarina como estado mais seguro do Brasil, bem como a capital mais segura, e outras quatro cidades entre as mais seguras do nosso país. Isso resulta numa melhor qualidade de vida, evidentemente, à população, permitindo que nós possamos nos desenvolver enquanto cidadãos, enquanto sociedade, enquanto um estado exemplar para o nosso país — afirma o secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Graff.
*Sob supervisão de Andréa da Luz
Leia também
SC participa de operação contra pirataria que tirou do ar 675 sites e 14 apps de streaming
Continua depois da publicidade
Procurado pela Interpol, uruguaio preso em Florianópolis por tráfico de drogas é extraditado