Santa Catarina fará a distribuição de mais de 110 mil vacinas contra a Covid-19 para a aplicação da primeira dose (D1) nesta quinta-feira (5) para tentar cumprir o calendário vacinal. Até quarta (4), 3.672.265 pessoas já haviam recebido a D1 no Estado, segundo dados do Monitor da Vacina do NSC Total.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Serão enviados aos municípios imunizantes de dois laboratórios: 22.500 da Coronavac e 87.550 da Pfizer. As doses chegaram ao Estado na quarta-feira, em duas remessas enviadas pelo Ministério da Saúde. Outras 262.100 doses devem ser enviadas ainda essa semana, sendo que dessas, 207.850 da Astrazeneca serão destinadas para a segunda dose.
A distribuição aos municípios começará pela manhã, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC). Para as regiões da Grande Florianópolis, Tubarão, Criciúma, Araranguá, Blumenau, Jaraguá do Sul, Joinville e Itajaí, o transporte será por terra. Já para as centrais de Chapecó, Xanxerê, Concórdia, Videira, Mafra, Rio do Sul, Lages e Joaçaba, as doses seão distribuídas pelo avião do Corpo de Bombeiros Militar.
Ainda segundo a diretoria, nessa remessa, as cidades que fazem parte da central de São Miguel do Oeste não receberão doses. O motivo é que na região as vacinas estão sendo remanejadas das 10 cidades que fazem fronteira com a Argentina, que não utilizaram todas as vacinas encaminhadas para a imunização da população com mais de 18 anos.
Continua depois da publicidade
> Intercâmbio de vacina contra Covid: saiba quem pode tomar segunda dose de laboratório diferente
Calendário atrasa em algumas cidades
Pela ordem do calendário estadual, esta quinta-feira seria o último dia para aplicação de doses em pessoas com idade entre 30 e 34 anos para que, na sexta-feira (6), um novo grupo possa ser incluído: de moradores com idade entre 25 e 29 anos.
Porém, há cidades que ainda não conseguiram atingir a meta. Um exemplo é Florianópolis, que anunciou que nesta quinta e sexta-feira, vai vacinar homens de 33 anos ou mais e mulheres de 32 anos ou mais.
Em contrapartida, Tubarão, no Sul do Estado, começou nesta quarta-feira a vacinação com a primeira dose de pessoas com 25 anos ou mais e anunciou para sábado (7) a aplicação em pessoas com 24 anos.
> SC antecipa vacinação da Covid-19; veja quando você será imunizado
Sobre o repasse de doses, a Nota Técnica Nº 0038/2021 diz que a contagem tem como base de cálculo a população total de 18 a 59 anos que mora em cada cidade, tendo como fonte as estimativas populacionais do MS/DATASUS para o ano de 2020. Depois de ter o número, é calculado o percentual para cada município em relação a população.
Continua depois da publicidade
Mais de 1,5 milhão de pessoas já estão imunizadas
Segundo dados do Monitor da Vacina, 1.521.597 já receberam a segunda dose ou a vacina de dose única em Santa Catarina até esta quarta-feira. Isto representa 20,98% da população catarinense.
Atualmente, a média móvel está em 43.884. Se continuar nesse ritmo, toda a população se Santa Catarina estaria totalmente imunizada até o dia 3 de março de 2022.
Veja quantas doses serão encaminhadas para cada cidade
-Região de Araranguá

-Região de Blumenau

-Região de Chapecó
Continua depois da publicidade


-Região de Concórdia

-Região de Criciúma

-Região de Florianópolis


-Região de Itajaí
Continua depois da publicidade

-Região de Jaraguá do Sul

-Região de Joaçaba


-Região de Joinville

-Região de Lages
Continua depois da publicidade

-Região de Mafra

-Região de Rio do Sul


-Região de Tubarão

-Região de Videira
Continua depois da publicidade


-Região de Xanxerê

Leia também:
Reforma da Previdência de SC é aprovada após tumulto com servidores na Alesc
Ataques racistas a influenciadores de Balneário Camboriú acabam em denúncia na Justiça