Santa Catarina começa a distribuir a partir desta segunda-feira (20) 33.714 doses da vacina contra Covid-19 para aplicação do reforço nas pessoas com alto grau de imunossupressão. Todas as 17 Unidades Descentralizadas de Vigilância Epidemiológica de SC (UDVEs) receberão os imunizantes. 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Conforme o governo do Estado, quem está com o esquema vacinal completo a mais de 28 dias poderá receber a dose de reforço. Veja quem são as pessoas contempladas:

Pessoas com alta grau de imunossupressão

  • Imunodeficiência primária grave;  
  • Quimioterapia para câncer;  
  • Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;  
  • Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 <200 céls/mm3;  
  • Pessoas que fazem uso de corticoides em doses ≥ 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias;  
  • Pessoas que fazem uso de drogas modificadoras da resposta imune; 
  • Pacientes em hemodiálise; pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias). 

Segunda dose  

Também nesta segunda (20), serão enviadas 248.555 doses da vacina contra a Covid-19 para aplicação da segunda dose para as unidades de saúde, sendo 28.050 da Coronavac; 128.700 doses da Pfizer; e 91.805 doses da AstraZeneca. 

Continua depois da publicidade

Conforme a Secretaria de Saúde, as doses da Pfizer devem ser usadas para completar os esquemas vacinais das pessoas que receberam a primeira dose há pelo menos 8 semanas. O intervalo para este o imunizante deste fabricante, que antes era de 12 semanas, foi antecipado.

As doses das centrais da Grande Florianópolis, Blumenau, Itajaí, Tubarão, Criciúma, Araranguá, Jaraguá do Sul, Joinville, Mafra, Lages e Rio do Sul serão enviadas via terrestre. Já as doses das centrais São Miguel do Oeste, Chapecó, Xanxerê, Concórdia, Videira e Joaçaba serão transportadas pelo avião do Corpo de Bombeiros Militar.

Leia também: 

Veja mapas e dados da vacinação por cidade

Vacina da Pfizer aumenta os seios?

Pode beber depois de tomar a vacina da Covid-19?