Santa Catarina deve ser o estado mais beneficiado com a abertura do mercado indiano para a carne suína brasileira, anunciado ontem pelo Ministério da Agricultura. O motivo é que mais da metade das exportações brasileiras do produto são catarinenses. Em agosto esse percentual chegou a 60%, com 37,7 mil toneladas e US$ 64,3 milhões.
Continua depois da publicidade
– Santa Catarina tem uma certa preferência pelo status sanitário diferenciado. Tem países que compram só de Santa Catarina. A Índia é um dos países mais populosos e apesar de uma parcela ter uma boa parcela da população com baixa renda, é um mercado importante – disse o diretor-executivo do Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados (Sindicarne), Ricardo Gouvêa.
O secretário de Agricultura do Estado, Airton Spies, disse que a Índia tem um potencial muito grande pois tem uma população de 1,3 bilhão de habitantes e tem uma projeção de crescimento econômico por ter uma população que fala inglês e vem se destacando na área de tecnologia da informação. Spies lembrou que Santa Catarina exporta 40% de sua produção.
Continua depois da publicidade