Após dias de chuva e tempo abafado, Santa Catarina deve registrar as menores temperaturas do ano nesta semana. A previsão, segundo a Epagri/Ciram, é que a partir desta quarta-feira (17) os termômetros fiquem próximos dos 0°C na Serra catarinense. 

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Segundo o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins, em Florianópolis, os termômetros devem marcar uma mínima entre 14°C e 16°C nesta quinta (18) e sexta-feira (19), sendo as menores temperaturas registrada em 2024 na Capital. 

Previsão de geada em Santa Catarina 

A previsão da Defesa Civil indica a formação de geada na manhã desta quinta-feira na Serra catarinense e em algumas regiões do Meio-Oeste. Nesses locais, os termômetros devem variar entre 3°C e 7°C, com valores que se aproximam de 0°C pontualmente. Nas demais áreas, as temperaturas ficam entre 7°C e 15°C nas primeiras horas do dia.

Ciclone, sol e geada: como fica o tempo esta semana em Santa Catarina

Continua depois da publicidade

Na sexta-feira, o tempo permanece firme em todas as regiões catarinenses sob influência da massa de ar seco, que continua mantendo as temperaturas mais amenas. 

As mínimas no amanhecer ficam abaixo dos 5°C em trechos da Serra e do Meio-Oeste, mas registram em média entre 6°C e 10°C nestas regiões. No litoral as mínimas oscilam de 12°C a 16°C. Com o predomínio do sol as temperaturas sobem aos poucos, com máximas entre 21°C e 26°C no Estado.

Frente fria 

A frente fria responsável pela queda nas temperaturas nos próximos dias se formou na terça-feira (16) entre o Brasil, Uruguai e Argentina. O sistema, associado a um ciclone extratropical, é o responsável pelas chuvas dos últimos dias em Santa Catarina. As informações são do g1

De acordo com a Climatempo, o ciclone, que contribui com as baixas temperaturas, não passa pelo Brasil, ficando próximo à costa da Argentina. 

Continua depois da publicidade

Veja as fotos do outono em SC

Leia mais

FOTOS: Joinville tem ruas alagadas após chuva de 74 milímetros em três horas

Chuva em SC deixa quase 200 pessoas desalojadas, 11 desabrigadas e cidades em emergência