Santa Catarina já cumpriu a meta de declarações do Imposto de Renda 2018 à Receita Federal. Faltando seis horas para o fim do prazo, às 17h30min desta segunda-feira, 1,235 milhão de catarinenses informaram seus rendimentos relativos a 2017 — 5 mil pessoas a mais do que o esperado.
Continua depois da publicidade
Em todo o Brasil, a Receita Federal espera receber 28,8 milhões de declarações. Até as 17h30min, haviam chegado aos sistema apenas 27,930 milhões, o que significa que quase 980 mil pessoas devem entregar nas últimas horas em todo o país.
Entrega fora do prazo rende multa
Quem não entregar a declaração até a meia noite desta segunda-feira fica obrigado a pagar uma multa, cujo valor mínimo é de R$ 165,73, ou 1% do imposto devido a cada mês de atraso. Segundo o auditor-fiscal Odimar Alves, é obrigado a declarar quem recebeu valores superiores a R$ 28.559,70 em 2017.
Ele diz que, no caso de quem perder o prazo, a declaração deve ser feita nos mesmos moldes de antes: ou no computador, baixando o programa transmissor pelo site da Receita, ou por meio de celulares e tablets, utilizando o aplicativo “Meu Imposto de Renda”.
Continua depois da publicidade
No caso de quem tem imposto a restituir, pode ser feita a dedução do valor da multa no montante a receber. No caso de quem tem imposto a pagar, Alves explica que é feito uma notificação da multa e que o cliente é orientado a como proceder o pagamento. Em casos extremos de inadimplência, o devedor pode ter o seu nome inscrito na dívida ativa.
Leia mais
Imposto de Renda 2018: prazo acaba às 23h59min desta segunda-feira