Mais de 7 mil empregos foram gerados em Santa Catarina no mês de abril, segundo dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). Joinville, no Norte do Estado, foi o município com o maior número de contrações, com 1.156, seguida de Itajaí, com 803, e Chapecó, com 531.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O resultado, segundo a Diretoria de Planejamento Estratégico (Seplan), ocorreu por conta da diferença entre o número de admissões e demissões. Em abril, foram 119.009 contratações, enquanto 111.997 pessoas deixaram seus empregos — saldo positivo de 7.012. Ao comparar com os outros estados, Santa Catarina aparece em oitavo lugar entre as unidades que mais geraram novos postos em abril.
PIB de SC cresce 5% em 12 meses e supera a média do país
Além disso, o crescimento do emprego formal em Santa Catarina foi de 0,29% em abril, um desempenho menor que o nacional (0,42%) e da região Sul (0,35%).
Continua depois da publicidade
Em relação a Joinville, o setor de serviços foi o que concentrou o maior número de postos gerados, com 605, assim como em Itajaí, onde foram 513. Já no Oeste, o aumento foi puxado pela indústria onde foram 201 vagas.
Apesar dos números positivos, também houve redução em alguns municípios catarinenses. Os piores resultados ocorreram em São Joaquim (-417), Bombinhas (-256) e Lebon Régis (-168 postos).
— Os resultados vêm mostrando acertos como uma secretaria específica para os setores de indústria, comércio e serviço. São vocações naturais do estado que precisam de atenção para seguir gerando emprego e renda — avaliou o governador Jorginho Mello.
Leia também:
“Até 80% dos turistas gostariam de viagens mais sustentáveis”, diz especialista europeu
Audaces lança na Itália inovação em plataforma digital para moda