Santa Catarina criou 13.587 empregos formais, com carteira assinada, em maio, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, divulgados nesta quinta-feira (1º). O Estado apresenta o quinto melhor resultado do Brasil, mas perdeu duas posições no ranking nacional em relação a abril.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

O número de empregos formais representa a diferença entre contratações (108.491) e demissões (94.904) feitas em maio. Este é o quinto mês consecutivo, no ano, que Santa Catarina apresenta saldo positivo. Foram 32.613 em janeiro, 33.905 em fevereiro, 20.421 em março e 11.127 em abril. 

> Concursos públicos em SC: veja vagas abertas em julho, salários e como se inscrever

A maior parte das vagas abertas abertas em Santa Catarina foram no setor de serviços (5.355), seguido da indústria (4.360), comércio (2.934) e a construção (1.358). A agropecuária foi o único segmento com desempenho negativo: foram fechadas 420 vagas. 

Continua depois da publicidade

Veja as cidades de SC que mais abriram vagas:

Quinto melhor resultado do país

Santa Catarina perdeu duas posições no ranking nacional. Em abril, o Estado tinha o terceiro melhor resultado do país, e em maio passou para a quinta colocação, atrás de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. No total, o Brasil criou 280.666 vagas de emprego em maio. 

> Avanço da vacinação contra Covid faz confiança na indústria de SC crescer em junho

Desemprego no Brasil

O Brasil tem um total de 14,8 milhões desempregados, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na quarta-feira (30). O desemprego no país ficou em 14,7% no trimestre encerrado em abril.

A taxa mantém o recorde de demprego registrada no levantamento anterior. No trimestre encerrado em março, a taxa atingiu pela primeira vez a marca de 14,7%, o maior da série desde 2012, segundo o IBGE. 

Leia também:

Auxílio emergencial em SC: veja como se cadastrar e quem tem direito

O que fica proibido e liberado em SC com novo decreto contra Covid-19

Aeroporto de Florianópolis inaugura primeiro laboratório de inovação ao setor no Brasil

Por que a carne bovina está tão cara em 2021?