A segunda morte por febre amarela em Santa Catarina em 2021 foi confirmada nesta segunda-feira (12) pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive/SC). A confirmação ocorre sete dias após a divulgação do primeiro óbito, também pela Dive.
Continua depois da publicidade
> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp
A vítima era um homem, de 59 anos e morador de São Bonifácio, na Grande Florianópolis. Ele chegou a ser internado no Hospital Nereu Ramos, na Capital, mas não resistiu à doença. O diagnóstico foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC).
> Médium escreve carta psicografada sobre Paulo Gustavo: mensagem seria de uma ancestral do artista
Registro de “sexo não identificado” para pessoa com gênero neutro é autorizado pela Justiça de SC
Continua depois da publicidade
O primeiro óbito pela doença, também também ocorreu na Grande Florianópolis, porém en Águas Mornas, de um homem de 34 anos. Nenhuma das duas vítimas tinha registro de vacina contra a doença no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (Sipni).
Cinco casos confirmados em SC
Além de dois óbitos, SC já confirmou outros três casos humanos de febre amarela em 2021. O primeiro caso, registrado em janeiro, foi de uma moradora de Taió, no Alto Vale do Itajaí, de 40 anos. Os outros dois foram confirmados na região da Grande Florianópolis, de dois homens, um de 62 anos, morador de Águas Mornas, e outro de 46 anos, de Anitápolis.
Febre Amarela: Sem leitos nos hospitais o alerta é para vacinação
O Estado também recebeu 437 notificações de primatas mortos ou doentes, sendo que em 119 ocorreu a confirmação para a febre amarela. Outras 25 continuam em investigação.
Leia também:
Continua depois da publicidade
Monitor da Vacina contra Covid: veja quantas doses foram aplicadas em Santa Catarina