O primeiro caso de reinfecção por coronavírus em Santa Catarina foi confirmado nesta terça-feira (6), pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). O paciente tem 30 anos, mora em Lages, na Serra Catarinense, e não tem histórico de viagens. 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

> Enfermeira se equilibra em tronco para vacinar pessoas contra a Covid-19; veja vídeo

Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive-SC), o homem foi infectado pela primeira vez em setembro do ano passado e reinfectado em fevereiro deste ano. As duas contaminações foram atestadas pela Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro, através de exame laboratorial.

Na primeira infecção, ainda conforme a Dive-SC, foi identificada a linhagem B.1.1.28, enquanto que, na segunda, se verificou a linhagem P.1, conhecida como a variante brasileira.

Continua depois da publicidade

Este é considerado o primeiro caso de reinfecção confirmado no estado, uma vez que todos os procedimentos adotados seguiram o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS).

Até o momento, foram notificados 35 casos de reinfecção em Santa Catarina. Desses, 21 foram descartados, um está confirmado e outros 13 aguardam resultado.

> “Meu filho está tonto de fome”: queda nas doações de comida impacta nas comunidades pobres de SC

>Dagmara Spautz: Exemplo para Bolsonaro, Chapecó ainda tem UTIs lotadas e letalidade acima da média

Continua depois da publicidade

São declarados casos suspeitos de reinfecção aqueles indivíduos com dois resultados positivos por meio da técnica de RTq-PCR em tempo real para o vírus SARS-CoV-2, com intervalo igual ou superior a 90 dias entre os dois episódios de infecção respiratória, independentemente da condição clínica observada.

Leia também

Chapecó reforçou ‘tratamento precoce’ um mês antes do colapso na Saúde

Criança de 1 ano e 11 meses morre após sofrer choque elétrico em Descanso, no Oeste de SC

Cobra é encontrada no mar em praia de São Francisco do Sul; veja vídeo

Farra do boi em SC: ocorrências têm queda de 89% na Páscoa