Santa Catarina confirmou o primeiro caso da linhagem BA.2 da variante ômicron do coronavírus. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde André Motta Ribeiro neste sábado (5) em uma rede social. A informação também foi confirmada pela Ministério da Saúde. 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O infectado tem 42 anos e é morador de Florianópolis. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o homem apresentou sintomas gripais e não chegou a ser hospitalizado.

A SES informou que a prefeitura de Florianópolis foi notificada e que informou que monitora o caso. O homem cumpriu o isolamento e as pessoas que ele teve contato estão sendo monitoradas.

Um boletim genômico sobre a ômicron em Santa Catarina, atualizado no dia 2 de fevereiro, mostrou que 442 casos sequenciados 408 amostras da linhagem BA.1 e 34 amostras da linhagem BA.1.1.

Continua depois da publicidade

Entre os 51 municípios do estado onde foram encontrados a variante, Florianópolis é o município com maior prevalência de casos. Desde o seu surgimento, em dezembro de 2021, os casos da variante Ômicron dobram a cada semana e, atualmente, já respondem por mais de 95% do total de novas infecções.

Além de Santa Catarina, foram identificados casos da linhagem no Rio de Janeiro e em São Paulo. São dois casos em cada um dos estados.

“Esta linhagem pode ser 1,5 vezes mais transmissível que a linhagem da Ômicron original, mas parece não reduzir a eficácia das vacinas, bem como não há evidências de que possa ser mais grave do que a linhagem original”,, escreveu o secretário.

Continua depois da publicidade

Ainda na publicação, Motta Ribeiro reforçou a necessidade da vacinação, principalmente com a dose de reforço e manutenção dos cuidados de prevenção ao coronavírus — uso de máscara, lavagem de mãos, evitar aglomerações e preferência por ambientes ventilados.

Variantes da Covid no Brasil

Um boletim divulgado pelo Ministério da Saúde na sexta-feira (4) mostrou que entre os dias 3 e 29 de janeiro foram registrados 63.981 casos de variantes de preocupação no Brasil e suas respectivas sublinhagens.Todos os estados registraram ao menos um caso.

  • 68,15% da delta
  • 51,55% da gama
  • 10,43% da ômicron (em 15 estados)
  • 0,93% da alfa (17 estados)
  • 0,01% da beta (5 casos em São Paulo, Bahia e Goiás)

Leia também 

Vacinômetro de SC têm 90 cidades sem registros da imunização de crianças contra Covid

Continua depois da publicidade

SC tem a maior taxa de ocupação em leitos de UTI adulto desde julho

Mais de 100 mil pessoas têm doses contra Covid em atraso em Florianópolis