Dois novos casos de reinfecção por coronavírus em Santa Catarina foram confirmados nesta quarta-feira (26) pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC). Com isso, o Estado tem três registros de pessoas infectadas pelo vírus duas vezes desde o início da pandemia.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Uma das pacientes tem 37 anos e mora em Itaiópolis, no Planalto Norte. Ela teve o primeiro exame RT-qPCR com resultado positivo realizado em 12 de agosto de 2020 após apresentar sintomas. A reinfecção foi confirmada em exame do mesmo modelo coletado em 19 de março depois de estar sintomática para o coronavírus.

O outro caso foi de uma mulher de 21 anos, moradora de Balneário Piçarras. Ela também apresentou sintomas e teve o diagnóstico de Covid-19 confirmado em um primeiro teste realizado em 25 de setembro de 2020. Neste ano, em 5 de abril, a paciente voltou a sentir sintomas e fez um novo teste RT-qPCR, com resultado positivo.

Santa Catarina já havia registrado o primeiro caso em abril deste ano quando uma paciente de Lages teve a confirmação de reinfecção.

Continua depois da publicidade

Todos os casos de reinfecção registrados até agora no Estado foram confirmados laboratorialmente pela Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro, referência para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), de Santa Catarina. Eles seguiram todos os procedimentos estabelecidos pelo protocolo do Ministério da Saúde (MS).

Segundo a Dive, até o momento foram notificados 51 casos de reinfecção em todo o Estado, sendo 34 descartados, três confirmados e 14 aguardando resultado.

São considerados casos suspeitos de reinfecção as pessoas com dois resultados positivos por meio da técnica de RTq-PCR em tempo real para o vírus SARS-CoV-2, com intervalo igual ou superior a 90 dias entre os dois episódios de infecção respiratória, independentemente da condição clínica observada.

Leia também:

> Vacinação de professores contra Covid em SC: prioridades, o que levar e onde ir

Continua depois da publicidade

> Joinville vacina 75% das pessoas com comorbidades contra Covid; mais horários serão oferecidos