A primeira morte por varíola dos macacos em Santa Catarina foi confirmada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) nesta quarta-feira (30). A vítima é um homem de 23 anos, que estava internado desde setembro no Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis. Ele morreu na terça-feira (29).
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
Varíola dos macacos: saiba os sintomas e como é a transmissão
Conforme a Dive, o paciente tinha imunodepressão, o que teria agravado o quadro da doença. Durante a internação, ele foi submetido ao uso do antiviral tecovirima, usado no tratamento da varíola.
Dados levantados até terça-feira (29) contabilizam 1.932 casos suspeitos da doença no Estado, dos quais 374 foram confirmados, 1.235 foram descartados, 269 casos prováveis e 54 estão em investigação.
Continua depois da publicidade
A maior parte dos confirmados diz respeito a homens entre 18 e 39 anos de idade. Desse total, 13 casos precisaram ser hospitalizados, enquanto os demais tiveram atendimento hospitalar, mantendo o isolamento domiciliar até a ausência dos sintomas. No momento, não há pacientes hospitalizados.
A recomendação é que pacientes com suspeita da doença, principalmente os que tiverem lesões na pele, procurem o atendimento de um serviço de saúde. O isolamento de casos suspeitos e confirmados é recomendado.
Leia também
Covid, varíola dos macacos e mais: por que estamos registrando “boom” de doenças?
Em seis meses, SC registra sete vezes mais mortes por dengue do que em 2021