Santa Catarina confirmou 55 novos casos de varíola dos macacos em uma semana. As informações são do boletim divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica nesta terça-feira (13). Ao todo, 186 pessoas foram infectadas pela doença e os casos estão concentrados em 20 municípios.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Em comparação com a semana anterior, quando 48 novos casos foram confirmados em sete dias, a transmissão da doença avançou. As vítimas são 169 homens — que representam cerca de 94% dos doentes —, 10 mulheres adultas e três crianças.
Além disso, 279 pessoas são investigadas por apresentaram sintomas da vaírola dos macacos. Entre as vítimas da doença, 94,6% apresentam erupções cutâneas, ou seja, lesões pelo corpo, e 50,5% apresentam febre.
Joinville tem 25 casos confirmados de varíola dos macacos
Continua depois da publicidade
Conforme o boletim, dos 989 casos notificados, 508 foram descartados, mais da metade.
Florianópolis segue com a cidade com mais casos da doença. Na semana anterior, a Capital catarinense era responsável por 35%, e nesta terça (13), manteve a mesma porcentagem, apesar do crescimento de casos.
O alerta que vem do congresso de infectologistas em Florianópolis
De acordo com a nota técnica da Secretaria de Estado da Saúde (SES) sobre a vigilância de casos de varíola dos macacos, publicada no começo de agosto, o período de transmissão do vírus se encerra quando as crostas das lesões desaparecem.
Sintomas da varíola dos macacos
A varíola dos macacos geralmente dura de duas a quatro semanas e os sintomas podem aparecer de cinco a 21 dias após a infecção. A doença é parente da varíola, doença que foi erradicada em 1980, mas menos transmissível e mortal.
As cidades de SC com os piores índices de vacinação contra a poliomielite
Apesar da nomeclatura, a doença não tem relação com animais. Os casos recentes registrados no Brasil e no exterior foram de transmissão entre humanos.
Continua depois da publicidade
Veja os principais sintomas:
- erupções cutâneas
- febre
- dores de cabeça
- dores musculares
- dores nas costas
- dores de garganta
- calafrios
- exaustão
- linfonodos inchados