O número de mortes por homicídios, feminicídios e latrocínios estão em queda no começo de 2020 em Santa Catarina, mas as mortes pela Polícia Militar registram aumento. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) nesta segunda-feira (10).
Continua depois da publicidade
Até esta segunda, foram registrados 94 homicídios em todo o Estado, uma redução de 6% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram 100 mortes. Já os feminicídios caíram de 7 para 3, redução de 57%, e os latrocínios caíram de 4 para 3. As lesões corporais seguidas de mortes também tiveram redução: de 2 para 1 até o dia 10 de fevereiro.
Na contramão desses indicadores, o número de mortes em confronto com a Polícia Militar cresceu 14% no começo de 2020, passando de 14 para 16 – o maior índice em três anos.
Criciúma tem maior queda, e Florianópolis maior aumento
As cidades que registraram as maiores quedas no número de homicídios foram Criciúma (6 para 2), Itajaí (4 para 1), Concórdia (3 para 0), São Francisco do Sul (3 para 1) e Rio do Sul (2 para 0).
Já cidades que registraram número maior de homicídios em comparação com o ano anterior foram Florianópolis (8 para 16), Xanxerê (0 para 4), Araquari (1 para 3), Lauro Müller (0 para 2) e Mafra (0 para 2).
Continua depois da publicidade
Leia também
Homem é morto a tiros dentro de bar no Norte da Ilha, em Florianópolis
Dois morrem em ação da PM na comunidade do Siri
Em SC, 41% dos feminicídios ocorrem em cidades com menos de 30 mil habitantes