A Campanha “Mega Vacinação” contra a Covid-19 começou neste sábado (20), em Santa Catarina. O objetivo da ação é intensificar a aplicação da segunda dose (D2) e dose de reforço (DR) dos imunizantes contra o novo coronavírus no Estado.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Lançada na última terça-feira (16) pelo Ministério da Saúde, a campanha tem como público-alvo todas as pessoas com mais de 18 anos que precisam voltar aos postos de vacinação após terem recebido a primeira dose do imunizante.
Em Santa Catarina, mais de 660 mil adultos estão atrasados para receberem a segunda dose, de acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). Deste total, 188.284 são de pessoas que tomaram a AstraZeneca, 139.978 de Coronavac e 332.341 de Pfizer.
A dose de reforço pode ser tomada pelos adultos que estão com o esquema vacinal completo, ou seja, receberam as duas doses do imunizante há mais de cinco meses.
Continua depois da publicidade
No Estado, 385.442 pessoas já podem receber essa dose e, no mês de dezembro, o número deve saltar para 533.431. Segundo a Dive, a vacina aplicada será, preferencialmente, a Pfizer.
> Tire as dúvidas que ainda restam sobre a vacina da Covid-19
Assim como o tempo entre as primeiras doses e a de reforço, a população deve estar atenta ao intervalo entre a primeira dose do imunizante e a D2.
— O intervalo para quem tomou a Coronavac é de 28 dias; para quem tomou a Pfizer, 8 semanas; e a AstraZeneca, 12 semanas. Todos aqueles que já estão dentro do intervalo recomendado para cada fabricante também devem procurar um ponto de vacinação para concluir o esquema vacinal com as duas doses — explica o superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário.
> Florianópolis é a capital com o maior percentual da população imunizada do país
Durante o evento que marcou a abertura da campanha que segue até o dia 26 deste mês em Santa Catarina, o secretário de Saúde do Estado, André Motta Ribeiro, recebeu a dose de reforço e enfatizou a importância da imunização.
Continua depois da publicidade
— A melhor arma que nós temos contra o Coronavírus é a vacina — afirmou.
Estratégias dependem dos municípios
Os municípios catarinenses têm autonomia para definir as ações e estratégias de imunização. Por esse motivo, informações como locais e horários destinados à vacinação contra a Covid-19 devem ser consultadas nos canais da Secretaria de Saúde de cada cidade.
Mais de 65% da população imunizada
Em Santa Catarina foram aplicadas 10.939.241 doses da vacina contra a Covid-19, segundo dados do vacinômetro do governo do Estado. Até o momento, 4.519.417 aplicações foram para a D2, 258.036 de dose única e 453.482 para dose de reforço.
Ao todo, 65,87% da população está imunizada contra a Covid-19 até este sábado.
Leia também
Fundo falso em caminhão escondia carga milionária de maconha apreendida em Ascurra
Carro vira “bola de metal” e um morre em grave acidente na BR-376, entre SC e PR
Postos de São José vendem gasolina a preço de custo neste sábado; veja quais