Santa Catarina começa a vacinar contra Covid nesta segunda-feira (5) os trabalhadores do setor da indústria. O público é o último dos chamados grupos prioritários, elencados pelo Ministério da Saúde no início da campanha para receberem as doses antes da imunização por faixa etária abaixo de 60 anos.

Continua depois da publicidade

> SC faz alerta aos municípios sobre retirada das vacinas contra Covid

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O Plano Estadual de Vacinação de fevereiro estima que haja 306,5 mil trabalhadores da indústria a serem vacinados. Para ter direito à vacina, os trabalhadores devem apresentar carteira de trabalho, crachá ou contracheque com documento de identidade, além de declaração da empresa com indicação de Certificado Nacional de Atividade Econômica (CNAE) e descrição, que confirma o vínculo da companhia com o setor da indústria.

A vacinação dos industriários vai ocorrer em paralelo com os grupos por faixa etária. No momento, segundo o planejamento do Estado, pessoas acima de 40 anos estão recebendo as doses, embora a evolução dependa da quantidade de vacinas disponíveis em cada cidade.

Continua depois da publicidade

> Florianópolis anuncia vacinação contra Covid de pessoas acima de 40 anos

Estado distribui 414 mil doses nesta segunda-feira

Para dar sequência à vacinação por faixa etária e incluir os trabalhadores da indústria, os municípios catarinenses vão contar com um reforço nos estoques de vacina. O Estado recebeu no fim de semana 379 mil vacinas contra Covid-19, de três fabricantes diferentes.

A maior parte dessas vacinas será encaminhada para os municípios nesta segunda-feira (4). Serão enviadas 273.310 unidades, divididas entre 91.260 da Pfizer, que será destinada à primeira dose, e 182.450 da Janssen, essas de dose única. Além disso, o Estado também encaminhará 141 mil doses do imunizante da Astrazeneca para serem utilizadas como segunda dose.

O Estado prevê que as unidades regionais de Vigilância Epidemiológicas (UDVEs) poderão retirar os lotes já a partir das 7h30min. As regiões de São Miguel do Oete, Chapecó, Xanxerê, Concórdia, Mafra e Rio do Sul receberão as cargas pelo avião do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar. Nas outras áreas a entrega será por via terrestre.

– Com essa remessa, os municípios precisam se organizar para continuar com a vacinação por faixa etária e também ampliar para os trabalhadores industriais. Do total de doses, uma cota de 30% deve ser encaminhada para contemplar o novo grupo. O restante, 70%, será destinado para a população em geral por faixa etária – explicou o superintende de Vigilância em Saúde de SC, Eduardo Macário, em material do governo do Estado.

Continua depois da publicidade

Doses enviadas aos municípios nesta segunda – 414,7 mil

91.260 da Pfizer (primeira dose)

182.450 da Janssen (dose única)

141 mil da Astrazeneca (segunda dose)

* Com informações da assessoria de imprensa da Dive-SC

Leia também

As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac

Festa junina tem show e pessoas sem máscara em Campos Novos; veja vídeo

Terceira onda de Covid-19 chegou a SC, mas em velocidade menor