Em reunião marcada pelo encontro do Governo de Santa Catarina com o Porto de São Francisco do Sul, Porto Itapoá e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, foi apresentada a proposta de Parceria Público Privada que poderá viabilizar a obra de alargamento e aprofundamento da Baía da Babitonga. A tratativa aconteceu na segunda-feira (10), em Brasília (DF).
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O modelo, inédito no Brasil, precisa ser aprovado pelo órgão federal e também necessita de licenças ambientais do Ibama.
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Os portos no complexo da Babitonga
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Conforme o protocolo de intenções, já assinado entre as partes, a obra será custeada pelo Porto Itapoá, que terá o investimento devolvido com desconto nas tarifas portuárias. Segundo o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), a obra pode ter custo de R$ 300 milhões.
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A obra de dragagem de aprofundamento e alargamento do canal externo que dá acesso aos Portos de São Francisco do Sul e de Itapoá aumentará a profundidade dos atuais 14 metros para 16 metros e permitirá a navegação de embarcações de até 366 metros de comprimento. Atualmente, o complexo portuário recebe navios com até 310 metros de comprimento.
Também acompanharam o encontro em Brasília, o presidente do Porto de São Francisco do Sul, Cleverton Vieira, e o presidente do Porto Itapoá, Cássio José Schreiner.
*Sob supervisão de Luana Amorim
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