Santa Catarina fechou os primeiros oito meses de 2024 com o segundo maior crescimento do país no setor de serviços. Os 5,6% ficam atrás somente dos 7,1% do primeiro colocado, o Estado do Amazonas. Quando se observa os avanços no último ano, SC segue no pódio, mas na terceira posição: 5%, antecedido por Paraná e Tocantins. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (11) pelo IBGE.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Apesar do bom desempenho de maneira geral, outra informação destacada pelo instituto chama atenção: o acumulado de 12 meses mostra uma trajetória de baixa, com retração mês a mês a partir do índice de janeiro. Em agosto, por exemplo, o último mês analisado até o momento, houve um recuo de 0,2% em relação a julho.

A queda foi menor que a nacional (-0,4%). Além disso, na comparação com o mesmo período no ano passado, o volume de serviços apresentou expansão de 5,7%, a quinta maior do Brasil em termos percentuais.

Ao observar o que impactou o resultado em agosto, das cinco categorias de atividades, três tiveram variações positivas em Santa Catarina. Serviços prestados às famílias (10,9%), Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (8,2%) e serviços de informação e comunicação (5%) lideraram o indicador. Já “outros serviços” e os “profissionais, administrativos e complementares” ficaram com -07% e -0,5%.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Setor de móveis e eletrônicos lideram crescimento do comércio em SC em agosto