Santa Catarina assumiu o primeiro lugar no pilar de segurança pública no Ranking de Competitividade dos Estados 2019, levantamento do Centro de Liderança Política (CLP). O Estado já ocupava a segunda posição nesta área no estudo do ano passado e desta vez chegou à nota 100.
Continua depois da publicidade
A segurança pública é um dos 10 pilares em que é analisada a competitividade dos municípios no estudo. No caso deste campo, a análise envolve assuntos como atuação do sistema de justiça criminal, déficit carcerário, mortalidade no trânsito, mortes, presos sem condenação, segurança pessoal e outros.
Além da segurança, outra área em que o Estado se destacou foi a sustentabilidade social, em que manteve o primeiro lugar.
Em contrapartida, no pilar da Solidez Fiscal, Santa Catarina perdeu sete posições e caiu para a 16ª colocação no ranking nacional, a maior queda de desempenho do Estado no levantamento. Este campo da pesquisa considera dados sobre autonomia fiscal, capacidade de investimento, gasto com pessoal, índice de liquidez, resultado nominal, primário e sucesso na execução do orçamento.
Nas áreas de Capital Humano e de Sustentabilidade Ambiental o Estado também caiu duas posições em comparação com outros Estados.
Continua depois da publicidade
Na média geral, no entanto, Santa Catarina ainda ocupa o posto de segundo estado mais eficiente do país. A nota total do Estado foi de 74,4, atrás apenas de São Paulo, que alcançou média de 87,4.
Ranking de Competitividade dos Estados 2019
Posição no ranking geral: 2º
Posição por pilares avaliados
Infraestrutura: 3º
Sustentabilidade social: 1º
Segurança pública: 1º
Educação: 3º
Solidez fiscal: 16º
Eficiência da máquina pública: 7º
Capital humano: 7º
Sustentabilidade ambiental: 10º
Potencial de mercado: 8º
Inovação: 3º