A instalação de barreiras sanitárias em Santa Catarina durante o verão é avaliada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). A medida, que ainda é discutida com os municípios, valeria para ambientes com maior fluxo de pessoas.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
A informação foi divulgada pelo secretário de Estado da Saúde André Motta Ribeiro, em entrevista ao Jornal do Almoço, da NSC TV, nesta sexta-feira (12). Ele foi questionado sobre os regulamentos contra a Covid-19 durante a temporada de verão.
— As nossas regras são bem postas, nós estamos preparados para fazer o monitoramento dessas questões. Temos discutido muito com os municípios a possibilidade eventual de barreira sanitária para aqueles ambientes que tenham mais fluxo de pessoas — disse.
Apesar de falar sobre barreiras, o secretário não deu detalhes sobre como elas funcionariam e quem faria o controle. Outro ponto trazido por Motta Ribeiro na entrevista foi sobre os regramentos sanitários. Em sua avaliação, as regras em vigor são claras e devem ser respeitadas mesmo com a vacinação.
Continua depois da publicidade
— A regra está posta. Para cada cor do mapa nós temos um regramento muito claro e tem as regras sanitárias que são manutenção do uso de máscara, distanciamento, limpeza e lavagem de mãos, ambientes arejados. E isso a gente tem que ter um entendimento, que apesar do avanço da vacina, que essas regras persistam — pontuou.
Passaporte da vacinação
Questionado sobre a possibilidade de um passaporte da vacinação estadual, o secretário disse que a aplicação ou não desse “documento” é atribuição dos municípios. A questão não é discutida a nível estadual.
Em Florianópolis, o passaporte da vacinação passa a valer na próxima semana. Participantes de eventos com mais de 500 pessoas terão que apresentar o comprovante de vacinação emitido via Conecta SUS.
Demais estabelecimentos, que recebam público menor, podem adotar o selo “local seguro” ao exigir o comprovante para a entrada.
Continua depois da publicidade
Leia também
Remédio usado para leucemia está em falta desde abril em SC
Criança de 11 anos morre por complicações da Covid-19 no Vale do Itajaí
SC vacina mais de 150 mil crianças e adolescentes na Campanha de Multivacinação