A meta de vacinação da tríplice viral em crianças com até um ano de idade foi atingida em Santa Catarina. Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC), a cobertura vacinal do imunizante contra rubéola, caxumba e sarampo chegou a 97,5% até outubro de 2022, depois de dois anos consecutivos com números abaixo do esperado.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do NSC Total no WhatsApp
De acordo com os dados da Secretaria de Estado da Saúde, em 2020 e 2021 a cobertura vacinal foi de 87,3%. A última vez em que a meta de 95% foi superada foi em 2019, quando o índice vacinal alcançou 96,1%.
Ainda conforme a Dive-SC, as outras vacinas do calendário básico infantil ainda não atingiram as metas, mas os números melhoraram em comparação aos anos anteriores. No caso da BCG, por exemplo, a cobertura vacinal em 2021 foi de 69,6% e, neste ano, está em 81,8%.
Menos de 1% dos bebês recebeu vacina contra Covid-19 após três semanas de campanha em SC
Continua depois da publicidade
As coberturas das vacinas contra o rotavírus; pentavalente; pneumocócica; contra a poliomielite; meningocócica C; e a contra a hepatite A estão com coberturas acima dos 85%.
O esforço para ressaltar a importância da vacinação no Estado é apontado como um dos principais fatores para a evolução dos índices.
— Esses dados não são definitivos, é a cobertura acumulada até o mês de outubro deste ano. Mas considerando o esforço empreendido por todos, e com a significativa melhora do sistema de informação, acredito que a partir do registro das doses aplicadas nos meses de novembro e dezembro, conseguiremos alcançar a meta de cobertura vacinal para todas as vacinas infantis para 2022 — afirma o superintendente de vigilância em saúde, Eduardo Macário.
Leia também
Rodovias de SC terão fiscalização reforçada: “Congestionamento muito grande”
Florianópolis terá Globo da Morte nas alturas em busca de recorde mundial