Vivenciamos mais um período de fortes chuvas que castigaram a população catarinense. O excesso de chuva, associado a outros eventos adversos, ocasionou estragos de diferentes proporções em pelo menos 70 municípios, o que nos fez relembrar recentes episódios semelhantes de SC, decorrentes de desastres naturais extremos que geraram prejuízos econômicos, perdas de vidas, desalojados e desabrigados.

Continua depois da publicidade

Mas desta vez foi diferente. Obras na área de Defesa Civil, sistemas de monitoramento do nível dos rios, a antecipação das informações meteorológicas e os alertas antecipados, procedimentos integrados de mitigação e resposta dos órgãos envolvidos, impactaram diretamente para que os danos fossem menores e o risco à vida reduzido.

Estado e população aprenderam com a perda de vidas e prejuízos do passado. A população demonstrou confiança no alerta antecipado, bem como maior conscientização pública, ou seja, maior conhecimento sobre os riscos decorrentes dos desastres e as ações individuais e coletivas que devem ser tomadas para reduzir a exposição e a vulnerabilidade.

O Corpo de Bombeiros Militar de SC colocou mais de 2,5 mil bombeiros de prontidão para auxílio e socorro das vítimas. Esforços recentes para inclusão de novos efetivos e a aquisição de viaturas, embarcações e outros equipamentos se fizeram justificados, demonstrando que o Estado avançou apenas na prevenção e na resposta aos desastres. No dia 26 comemoramos 87 anos com a certeza de que nos preparamos para o futuro como uma organização credora de prestígio e tecnologicamente preparada para cada vez melhor salvar vidas e riquezas alheias.

Continua depois da publicidade