O Projeto “Constelação Catarina” – que envolve a construção de nanossatélites – está perto de virar realidade. A iniciativa tem por objetivo obter mais informações para ajudar a prevenir e avaliar os eventos climáticos que castigam o estado (chuvas, ciclones, ventanias…).
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui
Os nanossatélites são, na verdade, satélites de baixo custo, mas que “incorporam grande tecnologia”, segundo o diretor de governança da Agência Espacial Brasileira (AEB), Cristiano Augusto Trein. Ainda de acordo com Trein, além dos dados sobre o clima, os nanossatélites “trazem benefícios para sociedade com o fornecimento dos mais diferentes dados também vai gerar empregos”.
O equipamento piloto do “Constelação Catarina” deve ser lançado em 2021 e, para a primeira etapa, que deve ser realizada até 2024, estão previstas a construção e lançamento de outros 12 satélites.
> Nanotecnologia para pets e tecnologia eletrocêutica
Continua depois da publicidade
A iniciativa é uma parceria entre a Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), a Agência Espacial Brasileira (AEB), a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) Comissão Parlamentar Aeroespacial e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
> Empresa catarinense aplica avanços na área de genética e medicina
LinkLab Open Day[s], da Acate, ajuda Startups a mostrar projetos para grandes empresas
A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), promove nos dias 3, 4 e 5 de novembro a 7ª edição do LinkLab Open Day[s], evento de conversas e negócios entre startups e corporates. Ambev, Engie, ArcelorMittal, Koerich, CTG Brasil e, Clamed Farmácias são algumas das empresas confirmadas.
> Empresas de SC estão entre as 150 melhores para trabalhar no Brasil
Durante os três dias de evento, os participantes poderão interagir com especialistas em salas de bate-papo virtuais ao vivo, tirando suas dúvidas sobre os desafios de inovação. As startups poderão encontrar previamente mais de 50 desafios mapeados pelas corporates no site do LinkLab, e assim ver em qual deles sua solução pode ser mais adequada.
> Empresa de software de SC é vendida para grupo italiano por R$ 100 milhões
As inscrições são gratuitas e estão abertas para startups de todo o Brasil no site e vão até o dia 8 de novembro.
Continua depois da publicidade