Santa Catarina aplicou 53,8% das doses de vacina contra a Covid-19 recebidas desde o início da campanha de imunização. Segundo balanço divulgado nesta sexta-feira (26) pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive), já foram aplicadas 218.597 doses do imunizante, considerando a primeira e a segunda dose.

Continua depois da publicidade

> Acompanhe dados da vacinação em cada município de SC no Monitor da Vacina

> Painel do Coronavírus: saiba como foi o avanço da pandemia em SC

O número corresponde a pouco mais da metade das 405.840 doses de vacina contra a Covid-19 que Santa Catarina já recebeu, em cinco lotes enviados desde 18 de janeiro, quando teve início a imunização no Estado. Com isso, ainda restam 187.243 para serem aplicadas pelos municípios catarinenses na próxima semana.

No total, 55.768 pessoas já receberam as duas doses da vacina e podem se considerar imunizadas contra a Covid-19 em SC. Dois dias antes, na quarta-feira, esse número era de 52.075. As outras 162.829 doses já aplicadas ainda são referentes à primeira dose.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Santa Catarina no Whatsapp

SC tem 24,2 mil idosos com primeira dose da vacina

Nesta semana a vacinação contra Covid-19 se estendeu para idosos de 80 a 84 anos. O balanço da Dive mostra que até esta sexta-feira 922 pessoas deste grupo já haviam tomado a primeira dose da vacina, e apenas sete pessoas já receberam a dose 2.

Idosos de outras faixas etárias, que já vinham sendo imunizados, têm números um pouco maiores de cobertura vacinal, segundo a Dive. A primeira dose da vacina já chegou a 15.847 pessoas (60,5% da estimativa populacional desse grupo), e 278 desses já receberam inclusive a segunda dose. Já entre os idosos de 85 a 89 anos, 7.462 receberam a dose 1 e 30, a dose 2.

Somando todas essas três faixas etárias de idosos, de 80 a mais de 90 anos, 24.231 já receberam a primeira dose da vacina e 315 tiveram acesso à segunda vacinação.

Hospital em Florianópolis tem ocupação de 128% e pacientes atendidos em poltronas

Outros grupos prioritários seguem sendo vacinados

Além dos idosos, outros grupos prioritários já estão recebendo as vacinas contra a Covid-19. O Entre os profissionais de saúde, o Estado já soma 126.134 de trabalhadores que tomaram a primeira dose e 47.048 já imunizados com a segunda dose. Entre os grupos que já estão incluídos na imunização há ainda idosos que vivem em instituições (7.168 com a dose 1 e 5.285 com a dose 2), pessoas com deficiência que frequentam instituições (primeira dose: 459; segunda dose: 279) e indígenas (dose 1: 4.837; dose 2: 2.841).

Continua depois da publicidade

SC registra novos picos de casos ativos e de UTIs ocupadas em toda pandemia

Em todo o Estado, a estimativa é de que 2.898.763 pessoas façam parte dos grupos prioritários. Segundo a Dive, o ritmo da vacinação depende do envio de doses por parte do Ministério da Saúde.

Órgãos de fiscalização recomendam lockdown por no mínimo 14 dias em SC

Ritmo de vacinação tem queda, com 5,6 mil doses por dia

O ritmo de vacinação voltou a apresentar queda no Estado, após ter registrado melhora no fim da semana anterior. Santa Catarina aplica uma média diária de 5.605 doses desde 18 de janeiro de 2021, conforme estimativa do Monitor da Vacina, do NSC Total. A população prioritária estimada até o momento é de 2.898.763. Nesse ritmo, para que todos recebam pelo menos uma dose, a vacinação deve se estender até 19 de junho de 2022. Para aplicar as duas doses, terminaria só em 18 de novembro de 2023. Já se fosse para vacinar toda a população de SC, terminaria em 18 de fevereiro de 2028.

Desde o início da imunização Santa Catarina já recebeu 405.840 doses de vacina contra a Covid-19. Os lotes mais recentes chegaram ao Estado na quarta-feira, com 59,5 mil doses do consórcio Oxford-AstraZeneca e 48,2 mil do Butatantan-Coronavac. A previsão é de que o volume possa completar a vacinação dos grupos prioritários já atendidos.

Acompanhe o avanço da vacinação no Monitor da Vacina

Monitor da Vacina reúne dados e estimativas sobre o avanço da vacinação nos municípios de SC
Monitor da Vacina reúne dados e estimativas sobre o avanço da vacinação nos municípios de SC (Foto: Arte DC)

No ar desde 20 de janeiro, o Monitor da Vacina, do NSC Total, reúne detalhes em mapas e gráficos sobre o avanço da imunização em Santa Catarina e o estágio da vacinação pelo mundo.

Continua depois da publicidade

​Secretaria da Saúde quer comprar vacina da Pfizer para Santa Catarina​

A página reúne estimativas sobre o avanço da campanha em cada município, cruzamento de dados que mostram a taxa de aplicação das vacinas recebidas em cada região e detalhes sobre a população de cada grupo prioritário atendida pela campanha.

O Monitor da Vacina é atualizado três vezes por semana ou conforme novos dados são divulgados pelo Ministério da Saúde e Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC. A página pode ser acessada neste link.

> Pacientes de UTIs em SC são mais jovens, mais graves e sem comorbidades