Uma nova aeronave foi entregue às regiões do Meio-Oeste e Extremo Oeste catarinense nesta quarta-feira (10). Com isso, Santa Catarina ampliou o serviço aeromédico. Agora, os pacientes estão a 20 minutos de socorro prestado por aeronave. A entrega foi feita pelo governador Jorginho Mello (PL) e o avião ficará na base dos bombeiros de Joaçaba.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
O governador ressaltou que uma aeronave da saúde na região representa segurança, agilidade e atendimento de qualidade nas situações de emergência e reforçou que não será mais preciso que o helicóptero se desloque de Florianópolis para atender o Oeste.
— Mais uma vez estamos encurtando as distâncias, trazendo os serviços de saúde pra perto de quem precisa. Em qualquer região do Estado, todo aquele que precisar, em 20 minutos, uma aeronave com uma equipe médica estará à disposição para atender — disse.
Para reforçar o atendimento, também foi entregue uma ambulância inter-hospitalar para o serviço de UTI móvel de Joaçaba, com uma equipe responsável pela transferência de pacientes de leito referenciado e de UTI, dando suporte para as ambulâncias do SAMU.
Continua depois da publicidade
Outras entregas
No mesmo dia, em solenidade no aeroporto de São Miguel do Oeste, foram entregues sete novas ambulâncias para o Extrem-Oeste, sendo cinco de Unidades de Suporte Básico (USB) para os municípios de Dionísio Cerqueira, São Miguel do Oeste, Xanxerê, Itapiranga e Maravilha.
Também foram entregues uma ambulância da inter-hospitalar (UTI) para São Miguel do Oeste e uma ambulância (branca) para Romelândia, destinada ao transporte de pacientes pelos hospitais do município. O investimento da Secretaria de Estado da Saúde (SES) foi de R$ 3,8 milhões.
Leia também
Veja quem pode se imunizar no Dia D de Vacinação contra a gripe em SC
Vacinação contra a dengue não avança como o esperado no Norte de SC: “Poderia ter encerrado”