Cidades de Santa Catarina tiveram um amanhecer gelado nesta segunda-feira (16). Em Fraiburgo, no Oeste, os termômetros marcaram 1,4ºC, às 3h. Já em Bom Jardim da Serra, na região serrana, a mínima foi de 4,2ºC, por volta das 4h. O frio mais intenso antecede a previsão de neve, que segundo a Epagri/Ciram, tem chances de ocorrer entre terça-feira (17) e quinta (19).
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Há um alerta da Defesa Civil estadual para rajadas de vento de 100 km/h para a Grande Florianópolis, Alto Vale do Itajaí e Litoral e Planalto Sul. A previsão está relacionada à passagem de um ciclone pela costa catarinense. O vento pode aumentar a sensação de frio.
As temperaturas vão reduzir ao longo desta segunda-feira. A previsão é que Serra e Oeste registrem mínimas entre 0ºC e 5ºC. Nas demais áreas, os termômetros não passam dos 21ºC.
Mínimas registradas nesta segunda-feira:
Fraiburgo: 1,4ºC
Continua depois da publicidade
Bom Jardim da Serra: 4,2ºC
São Joaquim: 5,38ºC
Monte Castelo: 5,26ºC
> Como ver a neve ao vivo em SC
SC tem previsão de neve
A terça-feira (17) deve ser o dia com a maior probabilidade de neve no Estado, segundo a Defesa Civil. A previsão se dá pela intensa massa de ar frio e seco, que provoca o declínio das temperaturas no Estado durante a semana.
Conforme o órgão, a possibilidade de ocorrência de neve ocorre já a partir da manhã de terça-feira. Também há previsão para o amanhecer de quarta-feira (18), porém, com menor chance.
A Serra catarinense, em cidades como Urubici e Urupema, deve ser o principal ponto para o registro do fenômeno. Contudo, de acordo com a Defesa Civil, também há possibilidade em pontos entre o Meio-Oeste e o Planalto Norte, como em Caçador e Canoinhas. Entretanto, a chance é pequena.
Leia também
Neve em Santa Catarina: saiba em quais cidades é possível ver o fenômeno
Continua depois da publicidade
Nevascas históricas em Santa Catarina; veja fotos e quando aconteceram
Entenda a diferença entre neve, geada, sincelo e chuva congelada